Ciclos quimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Ciclo do Nitrogênio e suas importâncias
O processo pelo qual o nitrogênio ou azoto circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos é conhecido como ciclo do nitrogênio ou ciclo do azoto. O ciyourluclo do nitrogênio é um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres. O nitrogênio é usado pelos seres vivos para a produção de moléculas complexas necessárias ao seudesenvolvimento tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos.

O principal repositório de nitrogênio é a atmosfera (78% desta é composta por nitrogênio) onde se encontra sob a forma de gás (N2). Outros repositórios consistem em matéria orgânica nos solos e oceanos. Apesar de extremamente abundante na atmosfera o nitrogênio é frequentemente o nutriente limitante do crescimento das plantas.Isto acontece porque as plantas apenas conseguem usar o nitrogênio sob duas formas sólidas: íon de amônio (NH4+) e ion de nitrato (NO3-), cuja existência não é tão abundante. Estes compostos são obtidos através de vários processos tais como a fixação e nitrificação. A maioria das plantas obtém o nitrogênio necessário ao seu crescimento através do nitrato, uma vez que o íon de amônio lhes é tóxicoem grandes concentrações. Os animais recebem o nitrogênio que necessitam através das plantas e de outra matéria orgânica, tal como outros animais (vivos ou mortos).

Nitrogênio e Síntese de proteínas
As proteínas são formadas por unidades menores chamadas de aminoácidos. Os aminoácidos são compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Então, para que as proteínas possam sersintetizadas são necessários esses elementos químicos, incluindo o nitrogênio.
O ciclo do nitrogênio é o processo pelo qual o nitrogênio circula na natureza. Ele é captado da atmosfera, onde se encontra na forma gasosa, e é fixado por algumas bactérias que se encontram nas raízes de certas plantas. Esse nitrogênio só se torna disponível para ser usado pelos seres vivos depois que ele for fixado pelasbactérias. As plantas incorporam esse nitrogênio que foi fixado pelas bactérias, através das células de suas raízes, e usam esse nitrogênio como matéria prima para produção dos aminoácidos, que se "agrupam" para formar proteínas. Essa é a relação entre o ciclo do nitrogênio e a síntese de proteínas: o nitrogênio é fixado pelas bactérias, a planta absorve esse nitrogênio e o utiliza para fazeraminoácidos, que são constituintes das proteínas.
Agora, a importância da síntese protéica para a vida é a seguinte: todos os seres vivos ao nosso redor são formados por proteínas, nós somos formados por proteínas, pois as proteínas são as unidades básicas da nossa estrutura, são como "tijolos" que formam os tecidos dos organismos. Além disso, elas também têm função hormonal, de defesa, de catalisar(acelerar) reações químicas dentro de nosso corpo, etc. Como podemos perceber, as proteínas são muito importantes para a vida. Então, a síntese protéica (o que quer dizer a "fabricação de proteínas") é muito importante porque ela é a responsável por formar essas estruturas que compõem os organismos dos seres vivos.

Fertilizantes á base de nitrogênio
FERTILIZANTE DE NITROGÊNIO, Um polímero deuréia-formaldeído em partículas de liberação lenta útil como fertilizante para intensificar o fornecimento prolongado de nitrogênio necessário para desenvolvimento e crescimento da planta e um fertilizante granular preparado com o polímero de uréia formaldeído em partículas.

Os fertilizantes a base de nitrogênio são para deixar a terra mais rica em nutrientes.
O famosoNPK(nitrogênio,potássio,fósforo)tem suas porções certas para suprir cada necessidade dos vários tipos de terra.Os mais famosos são o 101010e041408,mas em quantidades moderadas,senão a química “queima” as raízes.

O ar que nos rodeia possui 80% de nitrogênio. Este nitrogênio do ar pode combinar-se com outros elementos químicos dando origem à produtos fornecedores de nutrientes aproveitáveis pelas plantas.
Assim, na...
tracking img