ciclos de vida-haplonte, diplontes, haplodiplotes

335 palavras 2 páginas
•Ciclos Haplontes
•Ciclos Diplontes
•Ciclos Haplodiplontes



No ciclo haplonte os indivíduos adultos são haplóides.
Os seus gâmetas, também são haplóides e fundem-se dois a dois para originar zigotos diplóides.
O zigoto sofre meiose logo após se formar, produzindo células haplóides. Estas originam indivíduos haplóides, acabando o ciclo. Como a divisão reducional ocorre no zigoto, ela é denominada meiose zigótica. O ciclo é denominado "haplóide" (do grego haplos, simples, único) porque quanto à ploidia, existe somente um tipo de organismo adulto. Como esse organismo é haplóide, o ciclo leva também o nome de
"haplonte". A alga verde Chlamydomonas, por exemplo, tem esse tipo de ciclo de vida.



No ciclo diplonte os indivíduos adultos são diplóides. A meiose ocorre em certas células desses indivíduos, levando à formação degâmetas haplóides. Por isso, a meiose é prégamética.
Da fusão de um par de gâmetas surge o zigoto, diplóide, que se desenvolve e origina um indivíduo diplóide, que repetirá o ciclo. 0 ciclo é denominado “diplóide” porque quanto à ploidia, existe apenas um tipo de organismo adulto. Como esse adulto é diplóide, o ciclo leva também o nome de
"diplonte" (do grego diplos, duplo). Algumas algas verdes apresentam esse tipo de ciclo, além da maior parte dos animais, inclusive nossa espécie.



No ciclo haplodiplonte existem indivíduos adultos haplóides e diplóides. Os diplóides são chamados esporófitos e produzem, através da meiose, células haplóides, os esporos. Estes, ao germinar, produzem indivíduos haplóides.
Os indivíduos haplóides formam gâmetas, sendo por isso denominados gametófitos. A fusão de um par de gâmetas dá origem a um zigoto diplóide, que se desenvolve em um indivíduo diplóide. A meiose, neste ciclo de vida, leva à formação de esporos e é denominada meiose espórica.
O ciclo é chamado haplodiplóide porque existem dois tipos de indivíduo adulto, que se alternam: diplóide e haplóide.

Relacionados