Ciclos de vida de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
União das Faculdades dos Grandes Lagos – Unilago
Sistemas de Informação

Ciclos de vida de um sistema

Murilo Henrique Siqueira Gonçalves

São José do Rio Preto
2013
Modelo Prototipação
No Modelo de Prototipagem o desenvolvedor interage diretamente com o usuário, escutando seus pedidos e desenvolvendo, imediatamente, um protótipo do produto desejado. O usuário, então, utiliza esseprotótipo e fornece ao desenvolvedor novas informações que o levam à atualizações do sistema, adaptações e implementações no software, em tempo de projeto e desenvolvimento.
Esse modelo pode assumir três formas:
Um protótipo em papel ou um modelo computacional que mostra a interação do homem com a máquina, de tal forma que o usuário entenda com clareza a interação existente.
Um protótipo de trabalhoque implemente algumas funções que são exigidas pelo sistema desejado.
Um programa existente que execute parte ou toda a função desejada para o novo sistema, mas com características que poderão ser melhoradas durante o desenvolvimento.
Em alguns casos, o protótipo permite que o usuário armazene dados e execute operações com esses dados. Tais protótipos são genericamente chamados de"Protótipos Funcionais". Alguns protótipos são mais compreensivos e modelam sistemas altamente complexos. Outros modelam sistemas pequenos e relativamente simples. Um protótipo pode modelar somente uma parte do sistema a ser desenvolvido, ou o sistema inteiro.
O sistema resultante da fase Prototipação é apenas um protótipo, e que não pode ser considerado como um produto final. Normalmente é descartado oproduto, sendo o projeto subsequente realizado na forma tradicional, porém sempre dando sequência à capacidade e estabilidade nos requisitos obtidos na fase de Prototipação.

Problemas do Ciclo de Vida da Prototipação
Como o Ciclo de Vida Clássico, a prototipação também tem alguns problemas:
O cliente vê o protótipo e tem pressa para colocá-lo em funcionamento, não levando em consideração aqualidade global do sistema.
Muitas vezes o desenvolvedor quer colocar o protótipo em funcionamento rapidamente, com isso, um sistema operacional ou linguagem de programação imprópria pode ser usada, simplesmente porque está à disposição e é conhecida.

Fases do ciclo de vida prototipação:

Modelo Cascata
No modelo cascata as atividades de análise, projeto e implementação são feitas de formaseqüencial, uma após a outra, sem que sejam necessárias interações entre as fases (ao término de uma inicia-se a outra). O modelo em cascata é composto das fases:
* Modelagem do Sistema: onde são estabelecidos os requisitos do sistema ao qual o software está sendo realizado, incluindo os requisitos de informação e de negócios;
* Análise de requisitos: onde são modelados os requisitos deinformação, funcionais, comportamentais, de desempenho e de interface do software;
* Projeto: onde são planejadas as estruturas de dados, a arquitetura do sistema e o comportamento é mapeado em procedimentos;
* Codificação: onde o projeto é transformado em uma linguagem compreendida pelo computador;
* Testes: onde verificamos e validamos o software;
* Manutenção: ondegarantimos a usabilidade do software

Fases do ciclo de vida cascata:

Ciclo de Vida Espiral
O modelo Espiral abrange as melhores características do Ciclo de Vida Clássico e da Prototipação, acrescentando um novo elemento: a análise dos riscos, inexistentes nos outros dois modelos.
Esse modelo corrige o fato do desenvolvimento de sistema ter ciclos, onde as tarefas são repetidas. Não corrige ofato de que em algumas fases apliquemos simultaneamente (ainda que em menor proporção), habilidades de outras fases, porém isso é uma limitação própria do modelo.
Um fato muito importante no modelo Espiral é que cada ciclo é completado com uma revisão, na presença de pessoas chave para o produto em desenvolvimento.

Rational Unified Process (RUP)
O RUP é um processo de engenharia de...
tracking img