ciclos da materia

Páginas: 11 (2600 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014
CICLO DA MATÉRIA


Toda matéria química ou orgânica passará por um processo de reciclagem pelo planeta Terra para que não haja esgotamento. Em seu corpo estão presentes átomos, assim como os que compõem o chão que você pisa, a árvore que você viu hoje e outros objetos que o cerca. O corpo de uma planta contém substâncias que vieram de um corpo em decomposição. No início de todo ouniverso, os planetas foram formados de bolas de fogo que foram se solidificando e desse magma brota o que hoje chamamos de minerais que compõem o nosso arcabouço. Em outras palavras: somos poeira do espaço. Quem sabe um pedacinho de você um dia foi uma estrela...
De uma maneira geral: substâncias orgânicas --(tornam-se)--substâncias mais simples--(que servem de)-- matéria prima--(para)--novasmoléculas orgânicas
>Matéria orgânica --- morte -----degradação ----elementos químicos ---seres vivos


CICLOS BIOGEOQUÍMICOS (resumo de aula)

Ciclo do carbono:

- O carbono dos seres vivos vem da atmosfera.
>O gás carbônico CO2 está livre na atmosfera sendo capturado pelos vegetais para fazer a fotossíntese e produzir glicose.

- Esse carbono é fixado na natureza viva através dafotossíntese.
>Quando é realizado o processo de produção de seu próprio alimento a planta introduz o carbono na molécula de glicose C6H12O6.

- Durante a respiração uma parte desse carbono é devolvida ao meio.
>A planta não só faz fotossíntese para sua respiração gasta energia queimando sua glicose e, conseqüentemente, o carbono é devolvido a atmosfera na forma de CO2.

- Os herbívoros tambémperdem carbono na respiração e o que fica, constitui sua biomassa que vai para um consumidor secundário.
>Em sua fórmula geral os aminoácidos têm sempre um carbono, e como os seres vivos são constituídos de água e proteína que é formada de aminoácidos o carbono vem sendo passado pela cadeia alimentar.

- O carbono entra no mundo vivo pelos vegetais (fotossíntese) e sai gradativamente pelarespiração e decomposição (corpos e dejetos).

OBS 1:O combustível fóssil, na verdade, é resultado da falha dos decompositores, os quais não conseguiram decompor essa matéria orgânica. (o fenômeno ocorre em camadas profundas do solo, local inóspito para os decompositores)

OBS 2: A energia desses combustíveis veio da luz solar de milhões de anos atrás. O sol fornece energia para a planta querealiza a fotossíntese, por isso essa biomassa contém energia; a qual é repassada para os consumidores primários. Os corpos de quando morreram, após milhares de anos em processo, tornaram-se petróleo.


Efeito Estufa:

O gás carbônico, assim como outros gases com carbono, como o metano, é considerado um “gás-estufa” sendo aquecido pela radiação infravermelha que a superfície terrestreemite.

A queima de combustíveis fósseis leva ao acúmulo de gases que contém em sua composição o carbono principalmente o monóxido de carbono (CO) na atmosfera.

Os raios que conseguem penetrar por essa camada poluente aquecem a superfície impermeabilizada (asfalto) dos grandes centros urbanos e dissipa-se na forma de calor, que contribui para o aumento considerável da temperatura,já que esses gases absorvem essa energia.

>Queima --- efeito estufa ---elevação da TºC global

Nota: A fuligem formada por muitos outros elementos além do carbono são lançadas na atmosfera constantemente, e também participam do fenômeno efeito estufa.

CURIOSIDADES:

>O monóxido de carbono (CO) não tem cheiro, não dá sinais de advertência (sintomas de intoxicação), faz uma ligaçãoestável com a hemoglobina do sangue, habitando o sítio de ligação do oxigênio, e pode levar à morte por asfixia.

>São Paulo libera por dia aproximadamente 1000 toneladas de monóxido de carbono (CO) a cada dia. As queimadas ocorridas em 1988 na Amazônia liberaram uma quantidade de CO equivalente a dezenas de anos de emissão de CO em São Paulo.

> Os maiores poluidores do mundo são: os EUA,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclos da Matéria
  • Ciclos da Materia
  • Ciclo da matéria
  • Ciclos da materia
  • CICLOS DA MATERIA
  • os ciclos da materia
  • Ciclos da materia
  • Ciclos da matéria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!