Ciclos da borracha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 18 (4369 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CICLO(S) DA BORRACHA E JUTA NO AMAZONAS (SÍNTESE)
INTRODUÇÃO
O Estado do Amazonas nasceu com a instalação da República no Brasil. Antes foi Capitania, quando sua economia era atrelada à economia de Belém (cidade de interligação fluvial e marítima na região Norte), desde a transformação de Capitania para Província em 1850 e posterior título de Estado do Amazonas (REIS, 1989). A economiaamazonense conheceu as chamadas “drogas do sertão” (canela, cacau do mato, ervas aromáticas, cravo, guaraná, madeiras, entre outros), da cobiça dos primeiros europeus chegados na região; experimentou os lucros extraídos do látex das seringueiras e escorridos para as sociedades européias; plantou juta, malva e pimenta-do-reino; sobreviveu dos peixes de água doce e recebeu a Zona Franca com alternativapara desenvolver a socioeconômica da capital e todos os municípios do interior do Estado.
Entender como se processou a história econômica do Estado do Amazonas é dar respostas a questionamentos que quase sempre apresentaram resultados pouco satisfatórios no tocante as questões de desenvolvimento da região. Até meados dos anos 60, do século XX, a Amazônia encontrava-se marginalizada doprocesso de desenvolvimento da economia nacional e passava por um momento desolador de pobreza e abandono por parte da federação (PEREIRA, 2006), decorrente do declínio econômico gomífero. Ao prazo de, no máximo, 32 anos, a borracha representou um produto de destaque na Amazônia, proporcionando as capitais Manaus e Belém décadas de intenso luxo e fortunas (BATISTA, 2007). E foi neste períodoáureo (ciclo de 1870-1912) que a região passou a desfrutar de crescimento econômico, se inserindo de maneira relevante no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, configurando-se em uma fase que iniciou a dinâmica do crescimento econômico no Amazonas. Mesmo sendo um determinante para o desenvolvimento, o crescimento não possibilitou que a sociedade da época se desenvolvesse. De acordo com Ricardo Lessa(1991:31) [...] os propiciados restringiam-se a uma elite local, misturada aos comerciantes vindos de todas as partes do mundo, que viviam tempos de fausto e desperdício. De forma mais clara, isto quer dizer que a renda ficava concentrada na capital e nos bolsos dos barões da borracha enquanto que a grande maioria vivia nos seringais, submissa a um regime de escravidão (FILHO, 2000). Quando aprosperidade se encerrou em conseqüência da biopirataria, a região além de interromper suas as conexões com o capitalismo internacional, vivenciou tão logo uma crise que veio a culminar em graves problemas sociais. E, sem a intervenção de políticas públicas, precisamente no primeiro ciclo, a economia amazonense estagnou e assim permaneceu por aproximadamente trinta anos (BATISTA, 2007) até oemergir o 2º ciclo gomífero. No intervalo destas duas fases a economia do Amazonas experimentou a economia da juta e a primeira indústria de aniagem.

1. A FASE GOMÍFERA: 1870-1910 (1º CICLO).

- Na República, houve o ciclo da borracha, nos primeiros anos do século XX com o desenvolvimento do setor automotivo e de bens industriais que dependiam da borracha, o látex amazônico foi exploradointensamente por empresas nacionais e multinacionais. O ciclo terminou quando a produção no Sudeste Asiático tornou-se mais barata que a amazônica;
- A produção gomífera marcou uma nova fase na história da região, fazendo da Amazônia a principal exportadora de borracha para o mercado internacional durante mais de quatro décadas (+ 1870 a 1912), garantindo insumo fundamental para a reprodução do capitalindustrial.
- Mesmo com a existência de grandes seringais nativos que se estendiam do Acre até Amazonas, a falta do capital regional permitiu a implantação do Aviamento, sistema que “implicava numa rede de fornecimento que começava com os bancos estrangeiros financiadores, os quais forneciam créditos ás casas exportadoras e aos seringalistas. Este último controlava e mantinham funcionando áreas...
tracking img