Ciclos biogequimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O trabalho visa a estudar os ciclos biogeoquímicos, estes são processos naturais cíclicos que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. Água, oxigênio, nitrogênio, fósforo, mercúrio e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes bióticos e abióticos da Terra.
Os ciclos estão intimamente relacionadoscom processos geológicos, hidrológicos e biológicos. Sendo a Terra um sistema dinâmico, em evolução, o movimento e a estocagem de seus materiais afetam todos os processos físicos, químicos e biológicos.

CICLO DA ÁGUA OU CICLO HIDROLÓGICO
O ciclo hidrológico é dirigido pela energia solar e compreende o movimento da água dos oceanos para a atmosfera por evaporação e de volta aos oceanos pelaprecipitação que leva à lixiviação e/ou à infiltração.
Cerca de 97% do suprimento de água está nos oceanos, 2% nas geleiras e muito menos que 1% na atmosfera (0,001%). Aproximadamente 1% do total da água contida nos rios, lagos e lençóis freáticos são adequadas ao consumo humano.
A água contida na atmosfera provém de todos os recursos de água doce, através do processo da precipitação.
A águacircula no planeta devido às suas alterações de estado que são, principalmente, dependentes da energia solar.
A energia proveniente do Sol não atinge a Terra homogeneamente, mas com maior intensidade no equador do que nos polos, mais no verão do que no inverno, e apenas durante o dia. Essa heterogeneidade condiciona movimentos das massas de ar (ventos) e de água (correntes oceânicas), responsáveis pordiversas características do clima e de suas alterações.
Nos oceanos onde a maior parte da água está concentrada, ocorre alta produção de vapor, que é deslocado por ventos até a superfície terrestre, onde a evaporação é menor.
Conforme o vapor de água sobe a atmosfera, ele encontra menor temperatura e pressão, e tende a formar gotículas que constituem nuvens. Quando os movimentos de ar deslocamas nuvens contra uma serra, ela é forçada a subir mais, o que pode provocar sua precipitação, geralmente na forma de chuva ou de neblina. O mesmo ocorre quando uma massa de ar frio encontra uma massa de ar quente e úmido.
A água que se precipita, seja através de chuva, neve, granizo, etc. pode, em sua forma líquida, infiltrar-se no solo ou escoar superficialmente, tendendo sempre a escorrer pararegiões mais baixas e podendo, assim, alcançar os rios e oceanos.
O ciclo da água nos seres vivos acontece:
- nos seres autótrofos durante a fotossíntese dos organismos clorofilados, quando a água é decomposta: o hidrogênio (H) é transferido para a síntese de substâncias orgânicas e o oxigênio (O2) é liberado na forma de gás e nas plantas terrestres, que obtêm água do solo pelas raízes, eperdem-na por transpiração;
- nos seres heterótrofos terrestres que ingerem água, está é usada para lubrificação e solvente natural nas reações metabólicas, e é perdida por transpiração, respiração e excreção.
Através desses processos, a água circula entre o meio físico e os seres vivos continuamente.

Ciclo da água

CICLO DO CARBONO
O carbono é o elemento básico da construção da vida, estápresente nos compostos orgânicos (aqueles presentes ou formados pelos organismos vivos) e nos inorgânicos, como grafite e diamante. O carbono combina-se e é química e biologicamente ligado aos ciclos do O e H para formar o composto da vida a glicose (C6 H12 O6) e o gás carbônico (CO2), composto orgânico de carbono mais abundante na atmosfera. O gás carbônico (CO2) é solúvel em água, sendo trocadoentre a atmosfera e a hidrosfera por processo de difusão. Na ausência de outras fontes, a difusão de gás carbônico (CO2) continua em outro sentido até o estabelecimento de um equilíbrio entre a quantidade de gás carbônico (CO2) na atmosfera acima da água e a quantidade de gás carbônico (CO2) na água.
O gás carbônico (CO2) entra nos ciclos biológicos por meio da fotossíntese, e, a síntese de...
tracking img