Ciclos biogeoquimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CICLOS BIOGEOQUIMICOS
O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por componentes bióticos (seres vivos) e abióticos (ar, água, solo) da biosfera, e às vezes pode se acumular durante um longo período de tempo em um mesmo lugar. É por meio dos ciclos biogeoquímicos que os elementosquímicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta. O estudo e a compreensão dos ciclos biogeoquímicos podem ajudar a identificar potenciais impactos ambientais causados pela introdução de substâncias potencialmente perigosas nos diversos ecossistemas. Todo ser vivo reage com seu ambiente e produzem resíduos. A menos que o ambiente possadispô-los convenientemente, pela autodepuração, eles poderão intervir no ciclo vital. As relações entre espécies e ambiente físico caracterizam-se por uma constante permuta dos elementos, em uma atividade cíclica, a qual, por compreender aspectos de etapas biológicas, físicas e químicas alternantes, recebe a denominação geral de Ciclo Biogeoquímico. Na verdade, o fenômeno é estritamente cíclico apenas emrelação ao aspecto químico, no sentido de que os mesmos compostos químicos alterados se reconstituem ao final do ciclo, enquanto que o aspecto físico das rochas não se regenera, necessariamente. Assim, há uma espécie de intercâmbio contínuo entre meio físico, denominado abiótico (relativo à parte sem vida do meio físico) e o biótico (conjunto de seres vivos), sendo esse intercâmbio de tal formaequilibrado, em relaçào á troca de elementos nos dois sentidos, que os dois meios se mantêm praticamente constantes.

Ciclo do Carbono
O Ciclo do Carbono na natureza é muito antigo, o que permitiu o desenvolvimento da vida no planeta por meio de mecanismos de equilíbrio e conservação de estoques de carbono nos solos, florestas e outros tipos de vegetação. Durante a fotossíntese as plantasliberam oxigênio e consomem gás carbônico para produzir a celulose. Quando a vegetação é queimada, a celulose é convertida novamente em gás carbônico e água. O carbono passa pelos animais através da cadeia alimentar, e quando os mesmos morrem entram em decomposição liberando todo o carbono acumulado durante seu ciclo de vida. Após a Revolução Industrial o homem passou a usar os combustíveis fósseis comoprincipal fonte de energética, ocasionando e grande emissão de gás carbônico

na atmosfera. Esta situação vem se agravando a cada ano e medições feitas por cientistas compravam que a quantidade deste gás na atmosfera vem aumentando, o que contribui para o aquecimento global, uma vez que o CO2 é um dos gases estufa mais abundante na atmosfera. Atualmente a intervenção humana em alguns ambientesnaturais pode ser muito mais danosa para o equilíbrio energético do planeta e o estudo desses ambientes é uma forma de compreender melhor os fluxos naturais de energia.

Ciclo do Nitrogênio
Por que usamos adubo nas hortas, jardins e grandes plantações Por que o adubo é rico em compostos com Nitrogênio ? “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. ( Antoine Lavoisier) Onitrogênio, cujo símbolo químico é N, encontra-se na natureza em forma gasosa (N2), iônica (NH4+, NO2- e NO3-) e ainda, não menos importante, em diversas estruturas orgânicas como aminoácidos (unidades fundamentais das proteínas) e nucleotídeos (subunidades formadoras do RNA, DNA e do ATP), além de outros diversos compostos como os alcalóides.

O gás nitrogênio (N2), que compõe 78% das partículas doar, é incolor, inodoro e principalmente inerte em condições ambientais, o que garante que o oxigênio (O2) disperso na atmosfera não incendeie a vegetação do planeta. Mas esse nitrogênio também tem que participar dos diversos ciclos biogeoquímicos , para ” voltar ao solo” e formar os seres vivos ( foramr os aminoácidos, DNA, RNA Para isso, temos que ter participantes importantes neste processo:...
tracking img