Ciclos biogeoquimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
São os caminhos mais ou menos circulares percorridos pelos elementos químicos passando pelos organismos e voltando ao ambiente e daí novamente voltando ao organismos. CARBONO O C02 é solúvel em agua, sendo trocado entre a atmosfera e a hidrosfera por processo de difusão. C inorgânico, CO2 e HCO3 são convertidos em C orgânico pela fotossíntese, assim os organismosvivos usam esse C e o desenvolvem pelo processo inverso: RESPIRAÇAO, DECOMPOSIÇAO E OXIDAÇAO.

NITROGENIO
O nitrogênio corresponde a 79% da atmosfera. Nós o usamos nas nossas proteínas, só que nãoconseguimos retirar nitrogênio (gasoso) diretamente da atmosfera. Só as bactérias fixadoras fazem isso, produzindo amônia, que é então transformada em nitrito e depois em nitrato por outras bactérias(Nitrosomonas e Nitrobacter), sendo este absorvido pelas plantas. O fim do ciclo, com o retorno do N2 à atmosfera, dá-se pela excreção de compostos nitrogenados e pela decomposição dos organismos,seguidas da ação das bactérias desnitrificantes (amônia-N2).

Fósforo
Razão para existência deste composto para nos seres vivos é o íon fosfato. As plantas obtém fósforo do ambiente absorvendo osfosfatos dissolvidos na agua e no solo. Os animais obtém fosfatos dissolvidos na agua e no alimento. A decomposição devolve o fósforo que fazia parte da matéria orgânica ao solo ou agua.

OxigênioImportância em processos energéticos – Respiração – É comburente. Fonte: O2 atmosférico. Aproveitamento pelos vegetais: Pelas folhas (estomatos) na forma de O2 Saída de oxigênio nos vegetais: Através dafotossíntese. Aproveitamento de oxigênio pelos animais: Fixação direta de O2 da atmosfera pela respiração. O oxigênio é devolvido combinado com o carbono na forma de CO2.

O ciclo da água pode serconsiderado sob dois aspectos: ciclo curto e o ciclo longo. CICLO CURTO: A água dos oceanos, lagos, rios, geleiras e mesmo a embebida no solo sofre evaporação pela ação do calor ambiental e passa à...
tracking img