Ciclos biogeoquimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola

Ciclos Biogeoquímicos

Aluno
Disciplina: Biologia
Profº:
B – Turma



Introdução

O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Os principais ciclos são o do carbono, da água, do oxigênio, e do fósforo, além de vários outros não tão presentes no nosso dia-a-dia, entretanto essenciais para nossa existência. Naausência de qualquer um desses ciclos ocorre uma reação em cadeia onde todo ecossistema é afetado.

Conclusão

Com o desenvolvimento desse trabalho pude compreender que os ciclos biogeoquímicos são de suma importância para todo tipo de vida no nosso planeta. Caso haja um interrompimento no ciclo de qualquer elemento, essa ação afetará todo ecossistema. Os elementos e seus respectivos ciclos citadosnesse trabalho, atuando direta ou indiretamente na vida humana, são absolutamente necessários. Os elementos auxiliam nosso organismo a funcionar perfeitamente e seus ciclos possibilitam a renovação dos mesmos.

Ciclos Biogeoquímicos
O ciclo biogeoquímico é o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra.São processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. Água, carvão, oxigênio, nitrogênio, fósforo e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e não vivos da Terra.
Sendo a Terra um sistema dinâmico, em evolução, o movimento e a estocagem de seus materiais afetam todos os processos físicos,químicos e biológicos.

Ciclo da Água (H2O)
O ciclo da água (H2O) ocorre em todos os estados físicos, é motivada pela energia da irradiação solar.
Caso haja um interrompimento no ciclo, uma incalculável mudança ocorrerá, comprometendo a configuração das paisagens e colocando em risco diversos tipos de vida no planeta. Um exemplo claro é o aquecimento global, que ocasiona o derretimento dascalotas polares e, consequentemente, provoca a elevação dos níveis dos oceanos que podem submergir ilhas e áreas costeiras de muitos países, tirando pessoas e animais dessas áreas.

Ciclo do Nitrogênio (N2)

O nitrogênio é um componente que entra na composição de duas moléculas orgânicas de considerável importância para os seres viventes: as proteínas e os ácidos nucleicos, ele é encontrado emgrande quantidade no ar atmosférico, cerca de 78% composto por nitrogênio. Animais adquirem-no por meio de alimentação baseada em plantas, as quais o obtém através do solo. O nitrogênio é fixado no solo através de bactérias.
Há uma parcela de nitrogênio que desaparece nos sedimentos profundos, saindo por milhões de anos da circulação. Essa perda é compensada pelas erupções vulcânicas. Se fossepossível evitar a atividade vulcânica talvez isso originasse novos problemas devido à falta de proteínas para a alimentação humana.

Ciclo do Carbono (C)
O Carbono é retirado do ar pelas plantas (fotossíntese), das quais animais se alimentam. Após ser ingerido pelos animais o carbono é devolvido à atmosfera através da respiração ou, também, através da decomposição desses organismos.
Outro meio dedevolver o Carbono à atmosfera é a queimada de combustíveis, madeira entre outros, meio que atualmente não é controlado, há mais carbono sendo liberado do que utilizado pelas plantas.
A importância do Ciclo do Carbono na natureza pode ser melhor evidência pela estimativa de que todo o CO2 presente no ar, caso não houvesse reposição, seria completamente exaurido em menos de 20 anos, tendo em vistaa fotossíntese atual.
As plantas clorofiladas constituem o mais importante agente da redução do CO2 da atmosfera; outros seres, como as bactérias fotossintetizantes e as quimiolitotróficas (redutoras de CO2) tem pequena contribuição para este fim.

Ciclo Oxigênio (O2)

O oxigénio é o elemento mais abundante em massa na crosta terrestre e nos oceanos, e o segundo na atmosfera.
O ciclo...
tracking img