Ciclos biogeoquimicos e os impactos humanos no processo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclos Biogeoquímicos

Introdução:

O entendimento de como se organiza a vida na Terra é fundamental para a compreensão do ciclo biogeoquímico, que é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida, onde é absorvido e reciclado por componentes bióticos (seres vivos) e abióticos (ar, água, solo). Seu estudo pode ajudar a identificar potenciais impactosambientais causados pela ação do homem, ao introduzir ou alterar a disponibilidade destes elementos nos diferentes ecossistemas, gerando desequilíbrio e tornando-os potencialmente perigosos.
Os Ecossistemas:
Um ecossistema é definido pelo conjunto de seres vivos e o meio onde eles vivem, com todas as interações que eles mantém entre si. É formado por dois componentes básicos: o abiótico (condiçõesquímicas e físicas do meio) e o biótico (seres vivos). Este último por sua vez, é constituído por: seres heterótrofos ou produtores, os quais fabricam seu próprio alimento através da fotossíntese, transformando a energia solar em química, ou seja, são eles que produzem toda a matéria orgânica e energia que será utilizada como alimento por outros seres vivos ou os seres heterotrófos ou consumidores.Dentre estes, há os decompositores, formado por bactérias e fungos, os quais decompõem material orgânico morto ou detrito para obter nutrientes, liberando compostos inorgânicos ao ambiente que serão utilizados pelos produtores, completando um ciclo.
Nesse processo, a energia solar tem fator de destaque, pois é quem garante uma constante renovação da energia, a qual é necessária para a sobrevivênciados seres vivos. Considerando que essa energia percorre um caminho a começar pelas plantas, seguindo para os herbívoros e assim sucessivamente até o topo da cadeia alimentar, é possível concluir que: a energia flui de um nível trófico (o lugar que cada grupo de organismo ocupa em um determinado ecossistema) a outro em uma única direção. Dessa forma, o fluxo de energia é então unidirecional.
Já ofluxo de matéria ou biogeoquímico é cíclico, pois os nutrientes inorgânicos (elementos químicos) circulam do ambiente (atmosfera, solo ou ambos) aos organismos e destes ao ambiente através de um processo dinâmico. Dessa forma, a água, o oxigênio, o carbono, o nitrogênio, o fosforo o cálcio, entre outros, percorrem esses ciclos interligando todos os componentes vivos e não vivos.
A seguir adescrição de alguns desses ciclos e as consequências da interferência do homem no equilíbrio dos mesmos.
Ciclo da Água:
A maior parte da água do planeta fica nos oceanos (97%), restando apenas 2,25% nas geleiras e 0,75% nos rios, lagos e lençóis freáticos. A quantidade de água na atmosfera é muito pequena e resulta do processo de evapotranspiração, a qual abrange a evaporação da água juntamente com atranspiração dos seres vivos, devido ao calor do sol. O vapor da água que fica na atmosfera se condensa na forma de nuvens, e volta à superfície sob a forma de chuvas, neve ou granizo, recompondo o volume hídrico de rios, lagoas e oceanos. 
Observações demostram que nos oceanos há muito mais evaporação do que chuvas. Isso ocorre porque grande parte da água de lá evaporada é carregada pelo vento emforma de nuvens até os continentes, onde ocorre o fenômeno inverso: mais chuva do que evaporação. A água que cai em excesso no continente enriquecem lagos, lagoas, rios e lençóis subterrâneos, mas posteriormente fluem de volta para o oceano, fechando assim o ciclo. 
Os seres vivos devido ao metabolismo totalmente dependente da água intervêm no ciclo. As raízes das plantas absorvem água do solo.Parte dela sobe às folhas e participa da fotossíntese; outra parte volta à atmosfera pela transpiração. Sabe-se hoje que a maior parte evaporada do continente provém de transpiração da cobertura vegetal do planeta, muito mais do que da evaporação de rios ou lagoas. Os animais, inclusive o homem, ingerem água diretamente ou a obtém do seu alimento. Parte dessa água é devolvida ao ciclo pela...
tracking img