Ciclos biogeoquimicos - agua e carbono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Ciclo hidrológico ou ciclo da água
O ciclo hidrológico é influenciado pela energia solar e é dado pelo movimento da água dos oceanos, rios e afins para a atmosfera por evaporação e de volta aosmesmos em forma de chuva(precipitação) que leva então ao escoamento pelo solo para as massas aquosas da terra (lixiviação) ou para os lençóis freáticos(infiltração).
A água em forma de vapor quesobe a atmosfera encontrará uma menor temperatura e pressão formando assim pequenas gotículas formando nuvens. Quando em uma altura muito elevada essas nuvens encontram uma pressão menor, forçando assima precipitação desta nuvem que pode vir em forma de chuva, neblina e em alguns casos como neve ou granizo. O mesmo ocorre quando uma frente fria encontra uma massa de ar quente e úmido.A água precipitada em forma de chuva, neve, granizo e etc., em sua forma líquida, infiltrar-se no solo e subsolo, ou lixívia, tendendo sempre a escorrer para regiões mais baixas e podendo,assim, alcançar os rios e oceanos. Nesse percurso e nos oceanos, ela pode evaporar diretamente, como também pode ser captada pelos seres vivos.
Os seres vivos podem perder a água captada por diversasmaneiras, cada um com sua particularidade, por exemplo, a planta obtêm a água através de suas raízes e então a perde por transpiração, respiração e fotossíntese e também por diversos outros processosbioquímicos, enquanto os animais terrestres que ingerem essa água a perde por transpiração, respiração ou excretando. Através desses processos, a água circula entre o meio físico e os seres vivoscontinuamente.
* Ciclo do Carbono
O Ciclo do carbono começa no momento em que as plantas, ou outros organismos autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese ouquimiossíntese, incorporando-o às suas. Então o carbono passa para outro nível trófico, que é quando os animais herbívoros ingerem as plantas e absorvem uma parte do carbono existente na planta,...
tracking img