Ciclo xircadiano

524 palavras 3 páginas
UNESP – Universidade Estadual Paulista FCL – Faculdade de Ciências e Letras de Assis

CICLOS DA NATUREZA

2. O que ocorreria com o ritmo de temperatura corpórea durante as três semanas?

A acrofase da temperatura é observada no final da tarde, entre 17 e 18 horas e a batifase entre 4 e 6 horas – no Brasil. Quando um individuo realiza uma viagem transmeridional, como a proposta, na qual ele passa por seis fusos, ele expressará a acrofase às 23 e 24 horas e a batifase às 10 e 12 horas. Em se tratando de uma viagem a leste, ocorreá uma adaptação mais lenta do relógio biológico, com uma velocidade de cerca de uma hora diária. Se a viagem ocorresse em direção a oeste, tal adaptação seria mais rápida.

3. Por que propusemos uma viagem instantânea? Se a viagem fosse de navio, os efeitos seriam os mesmos?

Quando um indivíduo realiza uma viagem istantânea tal como a proposta na atividade, ele está sujeito a uma variação abrupta de fuso horário – neste caso, com uma diferença de seis (6) horas para leste – resultando em um desconforto ocasionado pela diferença entre o relógio biológico e o horário local.
Neste exercício, por exemplo, o indivíduo apresenta atividade (vigília) em horário local que condiz com o horário de sono em função do livre-curso de seu ciclo endógeno.
Se a viagem fosse realizada de navio, tal desconforto seria minimizado um vez que o indivíduo estaria viajando em uma velocidade menor, passando lentamente pelo fuso horário. Desse modo, seu relógio biológico se adaptaria mais facilmente ao horário local já que até que chegue a Grécia, ele já sofreu atrasos em seu ritmo endógeno.

4. Discuta a adaptação ao novo fuso horário é ou não imediata, justificando sua opinião do ponto de vista fisiológico?

Obviamente, a adaptação não ocorre de modo imediato já que o indivíduo apresenta um relógio biológico que tem um livre-curso endógeno e, que quando exposto a um novo horário

Relacionados