Ciclo pdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

















A utilização do ciclo PDCA no estudo de caso café da manhã



Trabalho apresentado por:
João Diego da Rocha Lima
Victor de Souza Couto
Índice


Resumo 3
1. Introdução 4
2. Organizar o brainstorming (PLAN) 5
3. Analisar as causas principais (PLAN) 6
4. Plano de ação: o quê, como, quando e quem fazer? (PLAN) 7
5. Executar o plano de ação (DO)8
6. Verificação (CHECK) 9
7. Padronização (ACTION) 10
8. Revisão (ACTION) 11
9.Gráficos 12
Resumo


Estará em pauta neste trabalho o quanto é relevante a utilização do ciclo PDCA para solucionar problemas simples do nosso cotidiano. A implementação visa solucionar qualquer problema de forma organizada e mais eficiente possível.
Quais são as soluções, como serão implantadas, quem osupervisionará; estas e outras muitas questões que serão respondidas ao longo da aplicação da ferramenta.

1. Introdução



No estudo de caso café da manhã, precisa-se solucionar a situação em que é extremamente difícil levar um bolo gelado para o encontro de manhã, por diversos fatores.
Foi sugerido a implementação do ciclo PDCA para solucionar as questões em pauta.
A implementação daferramenta segue passos simples e que exigem disciplina. Como todas as outras ferramentas da qualidade, está sempre visando maior organização, ordenação, qualidade na solução, eficiência, entre outros ideais.
O ciclo PDCA estende-se basicamente pelas seguintes etapas:


• PLAN
Planejar a execução do estudo de caso, utilizando técnicas como o brainstorming para identificar osproblemas em questão e observar toda a sistêmica que origina o problema.
Analisar as causas principais do problema, todo o seu efeito contra a realização do estudo de caso com sucesso e organizar as idéias para evitar tais obstáculos.
Elaborar um plano de ação, definir como agir e quando aplicá-lo. Sempre definir quais as pessoas encarregadas na implementação.


• DOExecutar o plano de ação elaborado seguindo todas as etapas disciplinadamente.


• CHECK
Verificar a efetividade da ação. Acompanhar todo o procedimento com relatórios e documentos gráficos para facilitar a instrução da equipe.


• ACTION
Padronizar todas as etapas para que se tornem funções freqüentes e rotineiras no cotidiano da equipe.Concluir e revisar todas as ações, seguindo a idéia de que sempre novas necessidades aparecem, o que pode influenciar a adaptações no projeto.






2. Organizar o brainstorming (PLAN)


Nos estudo de caso café da manhã existem alguns problemas que dificultam os integrantes, levarem bolo gelado ao encontro. O brainstorming ajudará a encontrar idéias necessárias e viáveis à solução da questão.Em um brainstorming ocorrem rotinas como em uma reunião, onde o grupo terá uma descarga de idéias em debate, e cabe ao grupo avaliar a necessidade da implantação da idéia e a viabilidade da mesma.
O brainstorming é uma prática rápida e dispensa formalidades. O intuito é citar idéias rápidas que parecem ser convenientes à solução do problema. A citação de idéias e avaliação das mesmas são etapasseparadas, portanto, no momento de citação as opiniões são ilimitadas.
Durante essa descarga conseguimos focar o problema real, que terá de ser combatido, e suas soluções plausíveis e viáveis.
Em nosso estudo de caso concluímos as diversidades que o grupo enfrenta como o tempo gasto para chegar ao encontro, o transporte utilizado e o calor que se passará no dia do encontro.
Algumas idéias foramdelimitadas como plausíveis e viáveis; como escolher pessoas que moram perto do local do encontro, pois essas pessoas gastam menos tempo para chegar ao encontro; escolher pessoas que utilizam meios de transporte mais favoráveis para a locomoção do bolo gelado com cuidados maiores cuidados contra o calor;e usar ingredientes que conservam mais o bolo.

3. Analisar as causas principais (PLAN)...
tracking img