Ciclo pdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Uma das técnicas em controle de qualidade mais empregadas nas empresas de todos os segmentos visando assegurar o bom desempenho dos negócios é o PDCA. Ela pode ser denominada também de ciclo de Shewhart, em homenagem ao engenheiro físico que começou a trabalhar com controle estatístico visando o controle de qualidade. É conhecido por ciclo deDeming, que também participou do processo de aplicação do conceito. Sua função é agilizar e facilitar os processos envolvidos na gestão. Ele se divide em quatro etapas bastante conhecidas e que representam a sigla em inglês.
Segundo Campos (1992,1994) a primeira letra, o “P”, significa planejamento (Plan), ele consiste em localizar possíveis problemas que impeçam a obtenção dos resultados esperados.Ainda nessa fase é realizada a interpretação dos problemas e do processo. Por fim é preparado um plano de ação. A letra “D” vem de fazer (do), é nessa etapa que se coloca em prática o plano elaborado na faze anterior. A terceira letra, o “C”, remete à palavra “verificação” (check), aqui se cruzam os resultados obtidos com os planejados, a fim de fazer o monitoramento e a avaliação dos processos edos resultados e a elaboração de relatórios. Por último, a letra “A” quer dizer “ação” (act), nesta etapa final do processo as atitudes devem seguir os relatórios e se for necessário fazer novos planos visando a correção de falhas. O PDCA tem forma cíclica, pois finalizado o processo ele reinicia a partir da primeira etapa e assim o faz sucessivamente.
No entanto, tanto existiam outros métodos decontrole de qualidade antes do PDCA, como ele foi sendo elaborado com o passar do tempo. Segundo Moen & Norman já nas primeiras décadas do século XIX as empresas que trabalhavam com produção em massa empregavam a tríade “especificação, produção e inspeção” (2007). Enquanto isso, Ishikawa (1986) defende que nas empresas de Taylor empregavam-se as palavras “planeje, execute, veja”, no imperativo emreferência às etapas do processo de produção. Dessa maneira é possível perceber que o PDCA se inspirou em outros processos, no entanto, inovou por pensar de forma cíclica ele começou a ser pensado na década de 1930 e levado em 1950 para o Japão por Deming.
No primeiro ano de uso do PDCA, foi agregado a ele mais dois passos. Dessa maneira, em 1951 ele consistia em primeiramente desenhar oproduto, depois teste, seguido do desafio de mercado, logo após fazer pesquisas para checar a popularidade do produto e por ultimo reelaboração dos produtos através do feed-back dos consumidores e assim por diante, num sistema cíclico.
Na década de 1980 este modelo sofreu outras transformações expandindo seu uso para além das fábricas. Uma das mais importantes foi à proposta por Ishikawa que desmembravao “P” e o “D” agregando a cada um mais uma etapa. No Brasil, através da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) está empregando o método PDCL que consiste em substituir o A de ação por L de learn (aprendizado).
Tudo isso tem a intenção de garantir a qualidade da produção e a satisfação do mercado consumidor. E é com base nessa ideologia que este trabalho foi realizado, para o melhoramento ereestruturação no manuseio de uma bomba centrífuga.

1.3. OBJETIVO

O objetivo principal do trabalho é aplicar a técnica PDCA em uma situação real de busca de melhoria de processo de uma bomba centrífuga.

1.4. JUSTIFICATIVAS

O tema desse trabalho trata o aspecto da utilização de um método e ferramentas como solução, visando a melhoria do mesmo.
Hoje em dia, muitas empresas não são bemsucedidas ou perdem em eficiência e produtividade se distanciando cada vez mais do mercado por falharem no tratamento de seus problemas, daí a relevância do tema.
É importante que a empresa em geral esteja comprometida com a filosofia do melhoramento contínuo, com todos os seus colaboradores envolvidos com a mesma, conhecendo seus processos, bens ou serviços.
1.5 ESCOPO

O escopo deste trabalho é...
tracking img