Ciclo pdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU – FACIG
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO




CICLO PDCA



Cleonice Souza
Demetrius Santana
Elenildo Soares
Giday Priscila
Gleicycleide Santana
Hilquias kennedy
Joelma Lima
Marilis de Souza





IGARASSU – PE
2011
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU – FACIG
CURSO DE BACHARELADO EMADMINISTRAÇÃO



CICLO PDCA

Cleonice Souza
Demetrius Santana
Elenildo Soares
Giday Priscila
Gleicycleide Santana
Hilquias kennedy
Joelma Lima
Marilis de Souza





IGARASSU – PE
2011
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 3
2. FERRAMENTAS DO CICLO PDCA 4
2.1. Gráfico do Ciclo PDCA 5
3. IMPORTÂNCIA 7
4. PDCA NA TOMADA DA DECISÃO 8
5. CONCLUSÃO 9
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 101. INTRODUÇÃO

O ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming , foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart, na década de 20, e divulgado por Deming, em 1950, quem efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como, por exemplo, na gestão da qualidade.
Oconceito do ciclo evoluiu ao longo dos anos vinculando – se também com a idéia de que, uma organização qualquer, encarregada de atingir um determinado objetivo, necessita planejar e controlar as atividades a ela relacionadas.
Ferramenta estática, cujo principal objetivo é de manter todas as atividades da empresa sob controle, tanto as operacionais como as administrativas. Um perfeito sincronismoentre os diferentes processos e etapas, que se relacionam entre si formando um todo, e integrado, garante o resguardo e a conserva das partes para desempenho ideais.









2. FERRAMENTAS DO CICLO PDCA

É uma ferramenta de fundamental importância para a análise e melhoria dos processos organizacionais e para a eficácia do trabalho em equipe. O Ciclo PDCA (em inglês Plan, Do, Check eAction) é uma ferramenta gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização, sendo composto das seguintes etapas:
P – Planejar ( Plan)
Estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com os requisitos e políticas pré-determinados. A partir daí, é possível iniciar a elaboração de procedimentos quegarantirão a execução dos processos de forma eficiente e eficaz.

D – Executar (Do)
A própria execução de tudo o que foi cuidadosamente elaborado, definido e detalhado durante a fase de planejamento, colocar em prática toda a formulação das metas traçadas, enfim, movimentar a locomotiva com todos os seus vagões, utilizando as melhores ferramentas de gestão em busca dos melhores resultados.Nessa fase, os treinamentos e a disciplina dos colaboradores é absolutamente indispensável para uma execução eficiente e eficaz de todo o plano.
C – Monitorar (Check)
O acompanhamento de toda a execução do projeto, dos procedimentos em todos implementados, objetivando a compilação de dados para uma avaliação e análise dos resultados alcançados em cada fase da execução.
A – Avaliar (Action)
Nestaetapa, a atuação é corretiva, ou seja, caso a operação realizada não esteja de acordo com o planejado, deve-se atuar corretivamente através de planos de ação para correção de rumo visando a meta estabelecida.
A melhoria contínua é feita a partir do momento em que as metas estabelecidas sejam atingidas. Neste caso, deve-se voltar à fase planejar e revisar as metas já atingidas traçando novosdesafios, procedimentos, etc.
2.1 GRÁFICO DO CICLO PDCA




O PDCA pode ser utilizado na realização de toda e qualquer atividade da organização. Sendo ideal que todos da organização utilizem esta ferramenta de gestão no dia-a-dia de suas atividades.
Desta forma, elimina-se a cultura “tare feira” que muitas organizações insistem em perpetuar e que incentiva a se realizar o trabalho sem antes...
tracking img