Ciclo motivacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para entender o Ciclo Motivacional primeiramente deve ser feita a diferenciação entre algo motivador e um fator de satisfação:
* A motivação é definida como a inclinação para a ação que tem comoorigem uma necessidade;
* O motivador é a própria necessidade enquanto o fator de satisfação é alguma coisa que satisfaz esta necessidade.
Um exemplo prático disso é a sede. Água é um fator desatisfação da necessidade sede, o que motiva a pessoa a buscar a mudança de estado é a sede e não a água.
Um exemplo nas empresas é relativo à segurança no trabalho, que é um fator de satisfação danecessidade de se manter vivo. O que motiva o trabalhador é a vida e não a segurança no trabalho.
A motivação, portanto, nasce somente das necessidades humanas e não de coisas que satisfazem estasnecessidades.
Transferindo isto para o ambiente das organizações, é possível oferecer fatores de satisfação como dinheiro, reconhecimento ou promoção, mas não é possível motivar as pessoas.
A tarefa daadministração passa a não ser de motivar seus empregados, e sim induzi-los a comportamentos positivos. A preocupação deve ser a de manter motivado o trabalhador que chega motivado em seu primeiro dia detrabalho.
As necessidades de auto-realização dos indivíduos são as necessidades mais elevadas, conseqüência da educação e cultura. São raramente satisfeitas em sua plenitude. A necessidade deauto-realização é a síntese de todas as outras necessidades. É o impulso de realizar o próprio potencial, de estar em contínuo auto-desenvolvimento no sentido mais elevado do termo. O homem sempre terá a sua frenteuma nova etapa a ser atingida rumo ao desenvolvimento completo de si mesmo.
O comportamento humano pode ser explicado através do ciclo motivacional, isto é, o processo pelo qual as necessidadescondicionam o nosso comportamento a algum estado de resolução.
Esse ciclo se divide em seis etapas:
1. O organismo humano permanece em estado de equilíbrio;
2. Um estímulo rompe este equilíbrio;
3....
tracking img