Ciclo idrologico

276 palavras 2 páginas
Processo
Evaporação: A agua ela evapora de rios, lagos, oceanos e ate mesmo do nosso graças a energia fornecida pelo sol que transforma as partículas da agua em vapor e esse vapor sobre para a atmosfera. Quando falamos em umidade relativa do ar estamos nos referindo a esse vapor de agua presente no ar em que respiramos e quando a umidade esta baixa pode ser prejudicial a saúde.
Precipitação: A gravidade faz com que esse vapor de agua da evaporação condense formando as nuvens que podem se transformar em chuva, neve ou granizo dependendo das condições climatológicas do local. Com a condensação o vapor vai se transformando em pequenas gotículas que vão se juntando ate precipitar, ou seja, chover.
Escoamento superficial: depois da precipitação ou seja da chuva a agua ele pode seguir alguns caminhos, um desses caminhos é o escoamento superficial no qual a chuva pode simplesmente escoar ate um rio, lago, ou oceano onde o ciclo continua.
Recarga dos aquíferos: outro caminho que a agua pode tomar e a recarga dos aquíferos. A agua das precipitações vai se infiltrando ate atingir as zonas saturadas atinge a circulação subterrânea de agua contribuindo para o aumento da agua armazenada.
Evapotranspiração: nem todas as gotas da chuva chegam ao solo algumas podem ser interceptadas pela vegetação e assim volta a evaporar. Outra parte pode ser absorvida pelas vegetação que com a transpiração acaba devolvendo a agua para atmosfera. O ciclo hidrológico atua como um agente modelador da crosta terrestre devido à erosão e ao transporte e deposição de sedimentos por via hidráulica, condicionando a cobertura vegetal e, de modo mais genérico, toda a vida na

Relacionados