Ciclo financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO CICLO FINANCEIRO PARA AS EMPRESAS

Danilo Wilson Germano
Professora - Aneli Adélia Depiné Araújo Lemos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD 0097) – Prática do Módulo III
19/06/12

RESUMO

A administração financeira de uma empresa tem a função de gerenciar o fluxo de capitais da empresa, principalmente através do controle docapital de giro. O administrador financeiro contribui consideravelmente com os conhecimentos técnicos que conduzem de forma harmônica as atividades e operações existentes em função do negócio da empresa. Neste trabalho pretendemos esclarecer os conceitos de administração financeira e capital de giro, descrever o ciclo operacional e o financeiro e suas exigências de financiamento, discutir a gestão deestoques, além da importância do conhecimento e gerenciamento do ciclo financeiro para as empresas.

Palavras-Chave: Finanças. Ciclos. Administração.

1 INTRODUÇAO

O mercado produtor atual vive um novo cenário, que há alguns anos atrás não existia. O cenário da multiplicação de empresas produtoras dos mais variados produtos, com o surgimento de novos empreendimentos, aumentando aconcorrência em larga escala. E para sementarem no mercado, as empresas precisam realizar as mais diversas estratégias de gestão.

No âmbito financeiro, é necessário um estrito controle de equilíbrio em suas contas, ou seja, ela deve manter um nível aceitável de capital de giro. Além disso, o gestor financeiro deverá administrar seu estoque fazendo girar rapidamente as mercadorias, recebendo por elas omais rápido possível e prolongando o pagamento das dívidas. Esse tipo de administração de ativos e passivos circulantes tem que ser eficiente, pois trará os resultados exigidos pela empresa.

Segundo Arthur (1994), a função financeira nas empresas resume-se na transformação dos dados financeiros, de forma que possam ser utilizados para monitorar a situação financeira da empresa; avaliação danecessidade de se aumentar ou reduzir a capacidade produtiva e; determinação de aumentos ou reduções dos financiamentos requeridos.

De acordo com Gitman (2004), a maioria das decisões empresariais são medidas em termos financeiros, logo, o administrador financeiro desempenha um papel crucial na operação da empresa. As pessoas de todas as áreas de responsabilidade da empresa necessitam interagircom o pessoal de finanças para realizar o seu trabalho. Consequentemente, o pessoal de finanças, para fazer previsões úteis e tomar decisões, precisa ter a disposição e a capacidade de conversar com todos dentro da empresa. Logo, para compreender a função da administração financeira, é importante focalizar seu papel na organização, seu relacionamento com a economia e a contabilidade, bem como asatividades-chaves do administrador financeiro.
   

2 CAPITAL DE GIRO

Para Gitman (2004), o capital de giro é a diferença entre ativo circulante e passivo circulante de uma empresa. Uma possível variação desse capital normalmente é acompanhada de um investimento. Uma empresa ao adquirir uma máquina aumenta seu nível operacional, consequentemente elevará seu nível do caixa, aumentando as contasa pagar, a receber, o nível de estoque, para poder sustentar o aumento de produção. Em geral os ativos circulantes crescem mais que os passivos circulantes, o que resulta em incremento de capital de giro ou em sobra de caixa para futuros investimentos.

O contador prepara as demonstrações financeiras, que reconhecem as receitas no momento das vendas e despesas, quando incorridas, ou seja, adotao regime de competência. Já o administrador financeiro enfatiza o fluxo de caixa, ou seja, entradas e saídas de caixa. Ele mantém a solvência da empresa, analisando e planejando o fluxo de caixa para satisfazer as obrigações e adquirir os ativos necessários ao cumprimento dos objetivos da empresa. O administrador financeiro adota o regime de caixa para reconhecer as receitas e despesas que...
tracking img