Ciclo estral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo Estral
Estro ou cio, comumente referido como dia zero do ciclo estral, é o período da fase reprodutiva do animal no anual a fêmea apresenta sinais de receptividade sexual, seguida de ovulação.Quando não ocorre a fecundação, o intervalo médio entre os dois cios consecutivos é de 21 dias, e é denominado ciclo estral. O ciclo estral dos bovinos pode ser dividido em duas fases distintas.
Aprimeira, fase folicular, é caracterizada pelo desenvolvimento do folículo, estrutura no ovário que contém o óvulo, e culmina com a liberação do mesmo (ovulação). A segunda, denominada de faseluteínica, é caracterizada pelo desenvolvimento do corpo lúteo. Esta estrutura, formada após a ruptura do folículo, produz progesterona, que é o hormônio responsável pela manutenção da gestação.
Se o óvulofor fertilizado, o corpo lúteo será mantido caso contrário ocorrerá à regressão do corpo lúteo terá início uma nova fase folicular.
Os eventos que ocorrem durante o ciclo estral são reguladosbasicamente pela interação dos hormônios GnRH, FSH, LH, estradiol e progesterona.
O GnRH é produzido pelo hipotálamo, órgão localizado na base do cérebro, e regula a liberação das gonadotrofinas FSH e LH. OFSH e o LH, produzidos pela glândula pituitária, são responsáveis pelo desenvolvimento folicular e ovulação. Os hormônios estradiol e progesterona são produzidos pelas estruturas do ovário (folículoe corpo lúteo, respectivamente) e estão ligados à manifestação do cio e manutenção da gestação.

________________________________________
HORMÔNIO FONTE FUNÇÃO________________________________________
GnRH Hipotálamo Promove a liberação do FSH e LH.
FSH Hipófise anterior (adeno-hipofise) Estimula o desenvolvimento dos folículos antrais, recrutamento de folículos e estimula a produzirestradiol.
LH Hipófise anterior Estimula a ovulação, formação e manutenção do corpo lúteo.
Estradiol Folículo (ovário) Exteriorização do cio (vulva edemaciada, monta e aumento da produção de fluidos) e...
tracking img