Ciclo dos 4 p

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A escolha das estratégias de uma empresa
Na administração de marketing, por exemplo, a empresa necessita fazer uma análise aprofundada de vários fatores, entre eles:
➢ Saber onde está e onde quer chegar
➢ Ter uma missão bem definida
➢ Possuir um sistema de informação adequado às suas necessidades
➢ Conhecer o ambiente onde ela realiza negócios
➢ Trabalhar corretamente ocomposto de marketing (produto, preço, promoção e praça)
Os produtos e mercado também determinam a necessidade de adoção de estratégias competitivas de acordo com o seu CICLO DE VIDA : introdução, crescimento, maturidade e declínio.
O ciclo de vida dos produtos.
Inicialmente, devemos definir produto como uma oferta de bens e ou serviços. Ou como disse Kotler: “Produto é qualquer oferta quepossa satisfazer a uma necessidade ou a um desejo.”
Portanto, bens tangíveis como uma pasta de dente, ou a prestação de serviços mecânicos oferecidos em determinada oficina... Todos são produtos e serão marcados por um ciclo de vida e somente permanecerão “vivos” enquanto houver interesse por parte dos consumidores.
Os quatro estágios do ciclo de vida dos produtos são: Introdução, crescimento,maturidade e declínio. Mas na realidade a maioria dos produtos não chega ao estágio da maturidade, justamente no ponto onde os lucros são consolidados. Os motivos dos produtos não chegarem a esse estágio geralmente são:
1) Falta de pesquisa de mercado, pesquisa mal realizada ou mal interpretada.
2) Falha na adequação de alguma das variáveis, controláveis, de mercado (Produto, Preço, Promoção ePraça).
3) Falha na segmentação, interpretação ou posicionamento de mercado.
Segundo Kotler, de cada 58 idéias de novos produtos que surgem nas empresas, apenas 12 transformam-se efetivamente em projetos. Destas, cinco são descartadas na fase de análise financeira e outras quatro morrem no estágio de desenvolvimento de produto. Três produtos chegam a passar pelos testes de mercado e apenas um élançado com sucesso.
ESTRATÉGIAS DO COMPOSTO DE MARKETING
DEPOIS DE DEFINIR A ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE MARKETING, A EMPRESA DEVE DETALHAR AS ESTRATÉGIAS DO COMPOSTO DE MARKETING (4Ps), ou seja, determinar especificamente quais os meios que serão utilizados em relação à concepção do produto/serviço, ao preço que será praticado, à promoção/comunicação necessárias e , finalmente , os aspectosdeterminantes do ponto de venda /distribuição dos produtos: onde e como os produtos chegarão ao mercado.
ESTRATÉGIAS DE PRODUTO
As decisões estratégicas que envolvem a IDEIA/CONCEITO DO PRODUTO, LINHAS DE PRODUTO, MARCAS E EMBALAGENS deverão ser coordenadas e alinhadas com estratégias de marketing e os objetivos/metas já fixados.
Quando uma empresa coloca um PRODUTO no mercado, deve fazer o seuplanejamento em cinco níveis diferentes:
IDEIA/CONCEITO
[pic]
LINHAS DE PRODUTO
Para sua empresa poder determinar a expansão/retração ou modernização de suas linhas de produtos é necessário visualizar as dimensões do seu grupo de produtos:
ABRANGÊNCIA > Nº DE LINHAS DE PRODUTOS
EXTENSÃO > Nº DE PRODUTOS POR LINHA
PROFUNDIDADE > Nº DE VARIAÇÕES POR PRODUTO DA LINHA
Cada particularidade percebida peloconsumidor/mercado permite uma variação do produto. Cada variação corresponde a uma decisão e o conjunto de decisões estabelece a estratégia do produto da empresa.
Ao decidir sobre suas linhas de produtos você terá duas ferramentas para auxiliá-lo:
➢ Volume de vendas, lucratividade por produto, lucratividade total da empresa
➢ Posicionamento da linha de produtos em relação a seusconcorrentes.
MARCA
Na sequência, à preparação da estratégia de produto, a equipe deve analisar a marca, tanto da empresa quanto dos produtos.
O objetivo da marca é identificar o produto de uma empresa e diferenciá-lo dos concorrentes. Pode ser um símbolo, um sinal, nome ou uma combinação desses elementos. A marca é a identidade da empresa/produto. Nela deve estar depositada a confiança dos...
tracking img