Ciclo do nitrogenio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Ciclo do nitrogênio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
| Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes. | |
O ciclo do nitrogênio ou ciclo do azoto é o ciclo biogeoquímico que comporta as diversas transformações que este elemento sofre no seu ciclo entre o reino mineral e os seres vivos.

Ciclo do nitrogênio ou ciclo do azoto

Nitrogênio na tabela periódica
Índice  [esconder]  *1 Visão geral * 2 Processos do ciclo do nitrogênio * 2.1 Fixação * 2.1.1 Fixação Biológica * 2.1.2 Fixação Atmosférica * 2.1.3 Fixação Industrial * 2.2 Assimilação * 2.3 Mineralização * 2.4 Nitrificação * 2.5 Desnitrificação * 2.6 Eutrofização * 3 Repositórios de Azoto * 3.1 Atmosfera * 3.2 Plantas e animais * 3.3 Solos *3.4 Oceanos * 4 Fluxos * 5 Influência Humana * 5.1 Poluição * 6 Ciclo do nitrogênio nos aquários * 7 Ciclo do Nitrogênio em Portugal * 7.1 Fluxo * 7.2 Concentração de nitratos em água doce * 7.3 Concentração de nitratos no sub-solo * 8 Referências * 9 Ver também * 10 Ligações externas |
-------------------------------------------------
[editar]Visão geral
Oprocesso pelo qual o nitrogênio ou azoto circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos é conhecido como ciclo do nitrogênio ou ciclo do azoto. O ciclo do nitrogênio é um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres. O nitrogênio é usado pelos seres vivospara a produção de moléculas complexas necessárias ao seu desenvolvimento tais como aminoácidos, proteínas e ácidosnucleicos.
O principal repositório de nitrogênio é a atmosfera (78% desta é composta por nitrogênio) onde se encontra sob a forma de gás (N2). Outros repositórios consistem em matéria orgânica nos solos e oceanos. Apesar de extremamente abundante na atmosfera o nitrogênio é frequentemente o nutriente limitante do crescimento das plantas. Isto acontece porque as plantas apenas conseguem usar onitrogênio sob três formas sólidas: íon de amônio (NH4+), íon de nitrito (NO2-) e íon de nitrato (NO3-), cuja existência não é tão abundante. Estes compostos são obtidos através de vários processos tais como a fixação e nitrificação. A maioria das plantas obtém o nitrogênio necessário ao seu crescimento através do nitrato, uma vez que o íon de amônio lhes é tóxico em grandes concentrações. Os animaisrecebem o nitrogênio que necessitam através das plantas e de outra matéria orgânica, tal como outros animais (vivos ou mortos)
-------------------------------------------------
[editar]Processos do ciclo do nitrogênio
[editar]Fixação
A fixação é o processo através do qual o nitrogênio é capturado da atmosfera em estado gasoso (N2) e convertido em formas úteis para outros processos químicos,tais como amoníaco (NH3),nitrato (NO3-) e nitrito (NO2-). Esta conversão pode ocorrer através de vários processos, os quais são descritos nas secções seguintes.
[editar]Fixação Biológica
Algumas bactérias têm a capacidade de capturar moléculas de nitrogênio (N2) e transformá-las em componentes úteis para os restantes seres vivos. Entre estas, existem bactérias que estabelecem uma relaçãode simbiose com algumas espécies de plantas (leguminosas) e bactérias que vivem livres no solo. A simbiose é estabelecida através do consumo de amoníaco por parte das plantas; amoníaco este que é produzido pelas bactérias que vivem nas raízes das mesmas plantas.
[editar]Fixação Atmosférica
A fixação atmosférica ocorre através dos relâmpagos, cuja elevada energia separa as moléculas de nitrogênio e...
tracking img