Ciclo do nitrogenio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS – UNIFEB
Engenharias de Produção/Mecânica/Química
 
 
  

 
 
 
RELATÓRIO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE
CICLO DO NITROGÊNIO
 

 

Lucas Henrique de Faria
Marcelo Marques Junior
Marina Faitarone Silva
Mateus Medeiros Silva
Milena Menezes Costa

 

BARRETOS

2010

Lucas Henrique de Faria
Marcelo Marques JuniorMarina Faitarone Silva
Mateus Medeiros Silva
Milena Menezes Costa

 
  
 
 
 
RELATÓRIO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE
CICLO DO NITROGÊNIO
 
 
 
 
 
Relatório sobre o Ciclo do Nitrogênio realizado em grupo sob a orientação do Professor Edson Marcondes de Souza, como requisito parcial para a disciplina de Ciências do Ambiente.
 
 
 

 
 
  BARRETOS

2010

INDICE

Resumo 3
Abstract 4
INTRODUÇÃO 5
1. Revisão bibliográfica 6
1.1 A fixação biológica do N2 6
1.2 A nitrificação 7
2. Conclusão 11
REFERÊNCIAS 12

RESUMO

O nitrogênio é essencial à vida, assim como o hidrogênio e o oxigênio. Com participação ativa nas proteínas que formam os tecidos animais o nitrogênio é reciclado constantemente pela natureza. No entantoplantas e animais não podem utilizar o nitrogênio diretamente da atmosfera. Assim acontece o ciclo do nitrogênio, para que os seres vivos possam utilizar o nitrogênio para a sua existência.

Palavras-Chave: Vida; reciclável; ciclo do nitrogênio.

ABSTRACT

The nitrogen is essential to the life, as well as hydrogen and the oxygen. With active participation in the proteins that form animalfabrics the nitrogen is recycled constantly for the nature. However plants and animals cannot directly use nitrogen of the atmosphere. Thus the cycle of nitrogen happens, so that the beings livings creature can use nitrogen for its existence.

Word-Key: Life; recycle; cycle of nitrogen

INTRODUÇÃO

O nitrogênio (N2) é um elemento químico que participa da constituição de ácidos nucléicos,proteínas e clorofilas, essenciais à vida. O nitrogênio é um dos elementos mais importantes para a constituição das células e, portanto, de todos os seres vivos. Compreende-se, portanto, a importância do estudo do ciclo desse elemento na natureza, cujo reservatório natural é a atmosfera, onde perfaz cerca de 78% do ar. Entretanto, o N2 é uma molécula que não constitui fonte adequada do elemento para agrande maioria dos seres vivos. De fato, com raras exceções, os seres vivos não conseguem fixar e, portanto, incorporar à matéria viva o N2 atmosférico.
Durante suas vidas, as aves, os répteis e os insetos eliminam resíduos nitrogenados na forma de ácido úrico. Os mamíferos excretam os restos nitrogenados na forma de uréia. Com a morte desses seres, os compostos nitrogenados são decompostos emsubstâncias simples por organismos que habitam o solo. As bactérias decompositoras agem, liberando o nitrogênio na forma de amônia (NH3) que se transforma em nitritos (NO2) e estes em nitratos (NO3), que podem ser reaproveitados pelos vegetais ou, sob a ação de outras bactérias, são transformados em N2 livre, retornando à atmosfera e fechando assim o ciclo.

1. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

1.1 Afixação biológica do N2

Na natureza, são poucas as formas vivas capazes de promover a fixação biológica do N2. Alguns desses organismos têm vida livre, e entre eles podem-se citar certas algas azuis, como a Nostoc do gênero Azotobacter e Clostridium. Outros, considerados os mais importantes fixadores de N2 que são os Rhizobium, vivem associados às raízes de leguminosas jovens e penetram atravésdos pêlos absorventes, instalando-se finalmente nos tecidos corticais das raízes (figura 1.1). O Rhizobium, então, funciona como um verdadeiro adubo vivo, fornecendo à planta os sais de nitrogênio necessários a seu desenvolvimento. Em contrapartida, a planta fornece matéria orgânica para as bactérias, definindo uma relação de benefícios mútuos denominada mutualismo.

Figura 1.1 – Raiz de...
tracking img