Ciclo do carbono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo do Carbono

O ciclo do carbono inicia-se com a fixação desse elemento pelos seres autótrofos (produzem o próprio alimento), principalmente por meio da fotossíntese. Nesse processo, ocarbono das moléculas de CO2 do meio é usado para a síntese de moléculas orgânicas que ficam disponíveis para os produtores e, através da cadeia alimentar, para os consumidores e decompositores. O CO2retorna para o meio ambiente pelos diferentes processos de degradação de matéria orgânica e pela queima de combustíveis fósseis, representados pelo carvão mineral e derivados do petróleo, comogasolina e óleo diesel.

O ciclo do carbono está representado no esquema a seguir.

Petróleo e gás natural são formados a partir de restos de organismos marinhos, principalmente do fitoplâncton,depositados no fundo dos antigos oceanos, em locais muito especiais, onde a água não se apresentava muita movimentação, o sedimento era pobre em oxigênio e a taxa de acúmulo de sedimentos era alta,de modo a recobrir rapidamente os restos mortais dos organismos, antes que eles fossem completamente decompostos ou comidos por animais necrófagos. Em função da alta taxa de sedimentação, essesdetritos orgânicos foram sucessivamente enterrados e submetidos a pressões cada vez mais elevadas. À medida que a pressão aumenta, aumenta também a temperatura, provocando a transformação da matéria orgânicaprimeiramente em petróleo e depois, com o aumento da pressão e da temperatura, em gás natural.

Esses depósitos são formados, portanto, em rochas sedimentares com características especiais: sãoporosas de modo que os hidrocarbonetos formados possam migrar, subindo para camadas superiores e ficar aí acumulados em reservatórios. Estes, no entanto, não podem ficar expostos e sim recobertos porrochas impermeáveis de modo a impedir que os hidrocarbonetos escapem para a superfície.

O carvão, por outro lado deriva de restos de plantas terrestres, não sendo formado em regiões marinhas e sim...
tracking img