Ciclo de vida xp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo de vida XP
O ciclo de vida XP é bastante curto e, à primeira vista, difere dos padrões dos modelos de processo convencionais. Na fase de planejamento, os requisitos do cliente são cuidadosamente coletados à medida que são fornecidos. A seguir, os testes são elaborados a partir das especificações do cliente, e a fase de codificação é realizada visando atender esses testes. Existe umarelação próxima e contínua entre as fases de teste e codificação. E, por fim, o sistema é novamente projetado (ou reconstruído) à medida que novas funcionalidades são incorporadas.

FASE 1 - PLANEJAMENTO

Planejamento consiste em estimar diversos fatores que podem afetar o desenvolvimento do software. Algumas das tarefas do planejamento incluem: decidir escopo e prioridade do projeto, estimar custos ecronogramas e criação de um plano para a entrega de uma nova versão do produto. Uma diferença entre o XP e a maioria dos modelos de processo convencionais, é que XP não define a especificação formal e completa de requisitos.

User Stories. Definição incremental dos requisitos do sistema

"User stories" são semelhantes a use cases e têm a finalidade de criar estimativas de tempo para a reuniãode planejamento na qual o software será entregue. Também podem ser uma alternativa para declarações de requisitos formais.
User stories são escritas pelos usuários, utilizando uma linguagem natural, ao invés de um vocabulário técnico, para especificar as tarefas que o sistema precisa realizar. Trata-se de um processo semelhante a cenários de uso, mas não se limita a descrever a interface doprograma.
As user stories são também utilizadas para a criação de testes de aceitação que verificam se o requisito (user story) foi corretamente implementado. A única diferença entre as user stories e o documento de requisitos é que o último apresenta maior grau de detalhe. As user stories devem possuir detalhes suficientes para estimar, com baixo risco, quanto tempo levará a implementação. Na fasede implementação os requisitos serão mais bem explicitados através da interação dos desenvolvedores com os clientes.

Lançamento do produto - Criação do plano para a entrega de uma nova versão do produto

Uma reunião para o planejamento da entrega de uma nova versão do produto define as características gerais do software. O plano de entrega é utilizado para criar planos de iteração paradesenvolvimento das versões do produto.
O processo de desenvolvimento XP é incremental e a cada iteração do software um conjunto de user stories é implementado. Durante a reunião para criação do plano de entrega do software, um conjunto de user stories semelhantes são agrupadas e determina-se o que será feito em cada iteração do ciclo através da utilização de cartões com as user stories identificadas.Estes cartões são organizados em ordem de implementação para as próximas versões do software. O cronograma para a entrega de uma nova versão do software é baseado no escopo de user stories definidas para a implementação no ciclo de iteração. Os ciclos de desenvolvimento são curtos com entregas freqüentes de novas versões do software. O plano de entrega permite que as decisões sejam tomadas de formaa assegurar a viabilidade técnica e comercial do projeto.
O objetivo principal da reunião para a criação do plano de entrega do produto é permitir ao time de desenvolvimento estimar cada user story em termos de tempo ideal de programação em semanas. A única tarefa extra, além da codificação existente no tempo ótimo de programação, é a seção de testes. Se as estimativas para implementação de userstories não agradarem a gerência ou a área comercial, ao invés de subestimar o tempo de implementação, deve-se diminuir o escopo de user stories que serão entregues na próxima versão do software.
Pode-se definir a velocidade do projeto por tempo ou por escopo. A estimativa por tempo considera o número de user stories que podem ser implementadas em um dado período, enquanto a estimativa por...
tracking img