Ciclo de vida do produto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS ECONOMICAS E EMPRESARIAIS

LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Contabilidade de gestão avançada

CUSTEIO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO

Docente:
Carlos Monteiro
Discentes:Anilton Da Luz
Arzelinda Lopes
Edson CoronelIrinete Pataca
Margarete Cardoso

Mindelo - Dezembro
Ano Lectivo 2012/2013

Índice

1. INTRODUÇÃO 3
2. Fundamentação Teórica 4
2.1.Ciclo de Vida de um Produto 4
2.1.1 Fases do Ciclo de vida do Produto 5
2.2 Custeio dociclo do ciclo de Vida de um Produto 7
3 Relação entre Ciclo de Vida do Produto e Custo Total do Consumidor 8
4 Importância do Custeio do Ciclo de Vida do Produto 11
5 Mensuração dos Custos do Ciclo de Vida do Produto 12
6-Análise dos resultados durante o ciclo de vida do produto 14
6.1 Exemplo 14
7 Conclusão 16
8 Referencias Bibliográficas 17

1. INTRODUÇÃO

No âmbito dadisciplina de Contabilidade e Gestão Avançada foi-nos solicitada a realização de um trabalho que terá como principal objectivo estudar e analisar o custeio do ciclo de vida do Ciclo de Vida do Produto, bem como todos os factores por ele envolvido.
Este trabalho está dividido em Capítulos consistindo a primeira no Referencial Teórico, na qual aborda a origem do Ciclo de Vida do produto, as etapas eas características de cada fase, entende-se que na óptica produtor o ciclo inicia com o processo de pesquisa, desenho, planeamento e desenvolvimento do produto, seguindo as fases de Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.
O segundo capítulo refere a Relação entre o ciclo de vida do produto e o custo total do consumidor, mostrando a relação de interdependência entre ambos, que se for bemadministrada contribui para uma vantagem competitiva sustentável.
O quarto capítulo fala-nos da Importância do custeio do ciclo de vida do produto, verificou-se que na análise de custos que realmente oferece suporte a decisões estratégicas é a que se baseia no conceito de custo total.
A Mensuração dos custos de ciclo de vida do produto é abordado no capítulo cinco, pois, esta informação resultaem um subsídio indispensável para apoiar as decisões dos gestores, tanto estratégicas quanto operacionais.
No próximo capítulo, com um exemplo prático fez-se uma análise dos resultados durante todo o ciclo de vida de um produto.
E por fim, as considerações finais.


2. Fundamentação Teórica

2.1.Ciclo de Vida de um Produto
Nos dias que correm fala-se muito em Ciclo de Vida doProduto. Pois, assim como os seres vivos nascem, crescem, se desenvolvem, e depois morrem, os produtos também atravessam ciclos na sua vida. De uma forma muito simplista, pode-se dizer que, é o período que decorre desde da criação até o desaparecimento do produto. Período este que, normalmente, se desdobra em quatro fases com características e orientações estratégicas específicas: introdução,crescimento, maturidade e o declínio.

Muitos foram os autores que traçaram conceitos a cerca do ciclo de vida do produto. Segundo Frossard, Afonso (citado em Horngren/Foster/Datar, 2000, pg 313), o ciclo de vida do produto abrange o tempo desde o início do Planeamento e Desenvolvimento até o Término do suporte ao cliente. Numa mesma linha de pensamento, de acordo com Santos & Silva (citado em...
tracking img