Ciclo de vida do produto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Ian Pavani Verderesi (1) Morgana Decker (1) Francieli Tatiana Olszensvski (1) Cristiane Maria de Leís (1) Sebastião Roberto Soares (1)
(1)

Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Grupo de Pesquisa em Avaliação do Ciclo de Vida. Campus Reitor João David FerreiraLima – Trindade – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil – CEP 88040 970 Telefone (048) 3721 7754 / E-mail: ianverderesi@gmail.com

RESUMO Este artigo teve como objetivo realizar um levantamento dos estudos acadêmicos brasileiros que se utilizaram da ferramenta Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). As informações foram levantadas nos principais bancos de dados nacionais: Instituto Brasileiro deInformação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a fim de verificar quais as principais universidades que abordam o tema e as áreas mais recorrentes, entre os anos de 1997 e 2009. Como resultado obteve-se: 151 trabalhos, dos quais 101 são dissertações de mestrado, 17 dissertações profissionalizantes e 33 teses de doutorado. Na pesquisarealizada foi possível constatar que a ferramenta de ACV é utilizada em estudos dos mais variados cursos, destacando-se principalmente a área tecnologia, com os cursos de engenharias. O ano de 2008 destacou-se como o que apresentou maior índice de trabalhos sobre ACV e a Universidade de São Paulo a que mais desenvolveu pesquisas com a metodologia em questão. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação do Ciclo de Vida(ACV), Levantamento Acadêmico, Universidades brasileiras. INTRODUÇÃO A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica empregada na análise dos aspectos ambientais e avaliação dos impactos potenciais associados ao ciclo de vida de um produto, processo ou serviço. Como instrumento de tomada de decisões, esta ferramenta compreende fundamentos para o desenvolvimento e a melhoria de produtos, o marketingambiental e a comparação de diferentes opções de produtos e/ou materiais. A abrangência vai desde a extração de suas matérias-primas (berço), passando pelas etapas de transporte, produção, distribuição e utilização, até sua destinação final (túmulo) (NBR ISO: 14040, 2009).

A ACV também ajuda na identificação de possíveis melhorias ao longo do ciclo de vida do produto e no fornecimento de dadosambientais complementares e informações úteis para as tomadas de decisão (NBR ISO: 14040, 2009). O conceito da metodologia tem-se estendido para além de um simples método para comparar produtos, sendo atualmente visto como uma parte essencial para conseguir objetivos mais abrangentes, tais como a sustentabilidade (FERREIRA, 2004). Este trabalho tem como objetivo verificar o avanço quantitativo naprodução de pesquisas acadêmicas, no período de 1997 a 2009, no contexto brasileiro, a nível de pósgraduação (mestrado, doutorado e dissertações profissionalizantes), que empregaram a metodologia de ACV, bem como as áreas mais recorrentes na utilização desta ferramenta.

MATERIAIS E MÉTODOS O levantamento de trabalhos publicados que utilizaram a metodologia de ACV, compreendidos no período dejaneiro de 1997 até dezembro de 2009, se deu no mês de setembro de 2010. Utilizando-se da metodologia proposta pelo estudo de Lima, Caldeira-Pires & Kiperstok (2007), porém, incluíram-se trabalhos realizados em cursos profissionalizantes. Buscou-se nas principais bases de dados nacionais que disponibilizavam os trabalhos na íntegra, os resumos de mestrado, doutorado e cursos profissionalizantesproduzidos entre os anos de 1997 e 2009, os quais continham o tema Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Entretanto, para uma maior seleção dos trabalhos, a pesquisa foi efetuada através da busca das expressões exatas “Análise de Ciclo de Vida”; “Avaliação do Ciclo de Vida” e “ACV”, pois são as duas traduções e a sigla empregadas pelos principais autores e/ou estudiosos para Life Cycle Assessment. Foram...
tracking img