Ciclo de vida do habib's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O restaurante de comida típica Árabe "nasceu" na cidade de São Paulo. O crescimento da rede Habib's se confunde com a história do seu fundador, Antônio Alberto Saraiva, um empresário luso-brasileiro nascido em Portugal e que dividia com os pais o sonho de ser médico. Antônio Alberto Saraiva, médico por formação, mas empreendedor por vocação, acreditou em uma ideia e construiu umimpério a partir de poucos recursos. Para sobreviver a família abriu uma padaria na Rua Visconde de Parnaíba, no Brás, bairro da zona leste. Após a perda de seu pai em um assalto ao estabelecimento comercial, mal sabia aquele moço que, ironicamente, ali começava sua historia de sucesso. “Por uma situação de necessidade, e não por experiência anterior, tive de tocar o negócio, que era a nossa únicafonte de renda.”
A prosperidade não veio por acaso. Em Saraiva o talento para os negócios é inato. Como a região dispunha de várias padarias, ele logo percebeu que a saída era oferer algo especial, forma de promoções, a fim de atrair os clientes, e, ao mesmo tempo, buscar a redução dos custos. Assumir a padaria foi sua primeira investida no ramo alimentício, partindo depois para churrascaria,pizzaria e pastelaria, sempre de casa cheia. Saraiva optou por tirar aproveito do enorme tino comercial e, literalmente, colocar a mão na massa. Aprendeu e aperfeiçoou todas as receitas dos produtos vendidos em seus estabelecimentos. “Na padaria, aprendi que eu precisava saber fazer pão para ter bons padeiros.”
Um dia Saraiva conheceu um dos melhores cozinheiros árabes de São Paulo, Paulo Abud,especialista em esfihas e kibes, que lhe ensinaria a culinária que era restrita à comunidade e à classe média alta que freqüentava os restaurantes especializados típico daquele país do Oriente Médio. Muito cedo, conversando, os dois perceberam que os restaurantes especializados nesse tipo de comida eram poucos e caros. “Ali é que decidi tentar um fast-food de comida árabe e preços acessíveis.” Onegócio parecia impossível: fast-food brasileiro, servindo comida árabe e controlado por um português sem qualquer vínculo com o mundo oriental.
De modo a garantir a variedade do cardápio e de não apostar somente em produtos específicos, aproveitou sua experiência profissional e incluiu outros produtos mais comuns ao público brasileiro: pizza, pastel e chope. Além disso ajustou as receitas árabes aogosto nacional. Assim o pão sírio ganhou uma versão mais macia e dourada charutos e abobrinhas recheadas receberam um molho de tomate especial, a esfiha uma massa mais leve, a carne bovina foi instituída em substituição a carne de carneiro e temperos como alho, ortelã e gergelim foram usados com moderação.

Introdução ao Marketing

Quanto ao preço popular, deve-se a um fator de economia e que,no final, acaba crescendo ainda mais qualidade aos alimentos: a maioria dos ingredientes neles utilizada é produzida em casa. Ele democratizou o consumo de seus produtos com preços que são acessíveis ao orçamento dos brasileiros, fazendo com que as pessoas pudessem frequentar um restaurante, comer bem e gastar pouco.

No jogo de sedução do público infanto-juvenil, a rede de fast-food criou umkit que incluiu duas esfihas, batata frita e suco de 300 mililitros em uma lancheira da turma do gênio com jogos e brincadeiras. Saraiva considera que a expansão e solidez da cadeia se assentam no tripé: qualidade, preço e lucro. “Temos qualidade, o tiquete médio é muito baixo e as loja são lucrativas.” Qualidade inclui a forma de atendimento. Diferente do que se observa nas lojas do gênero, oHabib’s tem jeito de restaurante: o cliente senta-se e é atendido na mesa.

Essa política permitiu a inauguração da primeira loja, em 1988 na Rua Cerro Corá, em São Paulo (SP) e em 1992 foi inaugurada a primeira loja franqueada da rede em Santo André (SP). Já havia estrutura própria desenvolvida que pudesse suportar novas lojas e uma rápida expansão. A rede foi estruturando-se a cada dia,...
tracking img