Ciclo de vida de um software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é ciclo de vida de um software?
O DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ENVOLVE DIVERSAS FASES. A UM ENCADEAMENTO ESPECIFICO DESTAS FASES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DÁ-SE O NOME DE MODELO DE CICLO DE VIDA. ESTES MODELOS ENTÃO SÃO COMPOSTOS POR DIVERSAS FASES QUE INICIAM A PARTIR DA IDÉIA DA CONSTRUÇÃO DO SOFTWARE E VÃO ATÉ O MOMENTO QUE SE ENTREGA O MESMO PARA O CLIENTE, COM OSTREINAMENTOS E MANUTENÇÕES.
2. Defina os modelos de ciclo de vida abaixo:
a. Cascata:
Este modelo consiste na execução das atividades de desenvolvimento de software em uma sequência ordenada. Desta forma a passagem para determinada atividade exige como critério a finalização da atividade imediatamente anterior. As principais atividades do modelo são: Requisitos de Sistemas, requisitos de software,Análise, projeto de programa, codificação, teste e operação.

b. Iterativo e Incremental
Foi proposto como uma resposta aos problemas encontrados no modelo cascata. No processo de desenvolvimento podem ser identificadas as fases de análise, projeto, implementação e testes. Essa característica contrasta com a abordagem clássica, na qual as fases de análise, projeto, implementação etestes são realizadas uma única vez. Cada um dos ciclos considera um subconjunto de requisitos. Os requisitos são desenvolvidos uma vez que seja alocado a um ciclo de desenvolvimento. No próximo ciclo, outro subconjunto dos requisitos é considerado para ser desenvolvido, o que produz um novo incremento do sistema que contém extensões e refinamentos sobre o incremento anterior. Assim o desenvolvimentoevolui em versões através da construção incremental e iterativa de novas funcionalidades até que o sistema completo esteja construído

c. Prototipagem:
R: Organizações de desenvolvimento de software utilizam protótipos na construção de software com diferentes propósitos: Na construção de modelos, simulações, implementações parciais ou ainda para testar aspectos técnicos de um sistema, aprototipação pode ser adotada como uma abordagem que compreenda todo o ciclo de vida de desenvolvimento de um software ou como um processo incorporado a um ciclo de vida (Ex: Modelo espiral). O processo de prototipação consiste basicamente em diversos ciclos iterativos (Faz a implementação parcial e verifica se atende aos requisitos). Um protótipo é construído a partir de requisitos inicias.
NoModelo de Prototipagem o desenvolvedor interage diretamente com o usuário, escutando seus pedidos e desenvolvendo, imediatamente, um protótipo do produto desejado. O usuário, então, utiliza esse protótipo e fornece ao desenvolvedor novas informações que o levam à atualizações do sistema, adaptações e implementações no software, em tempo de projeto e desenvolvimento.

3. O que são ferramentas CASE?Dê exemplos.
Star UML;
Argo UML;
MySQL Workbench

Uma ferramenta CASE é um sistema de software utizados para dar suporte ao ciclo de vida de desenvolvimento.A sigla case significa “Computer-Aided Software Engineering” (“Engenharia de Software Auxiliada por Computador”).

4. Explique o paradgma da Orientação a Objetos.
O paradigma da orientação a objetos vizualiza um sistema de softwarecomo uma coleção de agentes interconectados chamados objetos. Cada objeto é responsável por realizar tarefas específicas. É através de uma interação entre onjetos que uma tarefa computacional é realizada.

5. O que são:
a. Classes:
R: Uma classe representa um grupo de objetos com características e comportamentos comuns e compõem-se, basicamente, de atributos e métodos. Os atributosrepresentam as características dos objetos, e os métodos representam as ações ou comportamentos que eles podem realizar. Podemos dizer que a classe é um modelo para um tipo de Objeto.

b. Objetos:
R: Objeto é qualquer entidade do mundo real que apresente algum significado, mesmo que tal entidade não se constitua em algo concreto. Todo objeto possui algumas características próprias, também chamadas de...
tracking img