Ciclo de vida de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CICLOS DE VIDA DE SOFTWARE



INTRODUÇÃO


Ciclo de vida é o processo de desenvolvimento e manutenção de um software. O Ciclo de vida descreve como um software deve ser desenvolvido. Ele nasceu da necessidade de desenvolver programas de grandes dimensões, complexos e que sejam bem estruturados e documentados. Basicamente definem a ordem global das atividades. Os modelos de ciclo devida são descrições abstratas do processo de desenvolvimento, e descrevem as etapas principais da produção e manutenção de software. Porem o ciclo de vida não é baseado em um modelo único, cada ciclo de vida pode possuir um modelo diferente, alguns deles são: Cascata, Iterativo e Incremental, Espiral e Prototipagem, mas cada modelo precisa passar pelas etapas básicas que são: Definição,Desenvolvimento, Operação e Retirada.








CICLO DE VIDA DO SOFTWARE


O ciclo de vida de um software descreve as fases pelas quais o software passa desde a sua concepção até ficar sem uso algum. O conceito de ciclo de vida de um software é muitas vezes confundido com o de modelo de processo.
Existem várias propostas e denominações para as fases do ciclo de vida de um software,essas fases são delimitadas por eventos típicos em diversos ciclos de vida, cada fase inclui um conjunto de atividades ou disciplinas que devem ser realizadas pelas partes envolvidas. Essas fases são:

• Definição;
• Desenvolvimento;
• Operação;
• Retirada.



DEFINIÇÃO


A fase de definição do software ocorre em conjunto com outrasatividades como a modelagem de processos de negócios e análise de sistemas. Nesta atividade, diversos profissionais buscam o conhecimento da situação atual e a identificação de problemas para que possam elaborar propostas de solução de sistemas computacionais que resolvam tais problemas. Dentre as propostas apresentadas, deve-se fazer um estudo de viabilidade, incluindo análise custo-benefício,para se decidir qual solução será a escolhida.
Caso seja decidido pelo desenvolvimento do sistema, no escopo da engenharia de software, é necessário elaborar o documento de proposta de desenvolvimento de software.
Profissionais de engenharia de software atuam nesta atividade com o objetivo de identificar os requisitos de software e modelos de domínio que serão utilizados na fase dedesenvolvimento. Os requisitos são também fundamentais para que o engenheiro possa elaborar um plano de desenvolvimento de software, indicando em detalhes os recursos necessários assim como as estimativas de prazos e custos.
Não existe um consenso sobre o que caracteriza o final da fase de definição. Isto varia de acordo com o modelo de processo adotado. Em algumas propostas, a fase dedefinição é considerada concluída com a apresentação da proposta de desenvolvimento apenas. Outros modelos de processo, considera que o software apenas está completamente definido com a especificação de requisitos e com a elaboração do plano de desenvolvimento de software.


DESENVOLVIMENTO



A fase de desenvolvimento ou de produção do software inclui todas as atividades que tem porobjetivo a construção do produto. Ela inclui principalmente o design, a implementação e a verificação e validação do software.


Design


A atividade de design compreende todo o esforço de concepção e modelagem que têm por objetivo descrever como o software será implementado. O design inclui:

• Design conceitual - Envolve a elaboração das idéias e conceitos básicos quedeterminam os elementos fundamentais do software em questão;


• Design da interface de usuário - Envolve a elaboração da maneira como o usuário pode interagir para realizar suas tarefas, a escolha dos objetos de interfaces, o layout de janelas e telas;


• Design da arquitetura do software - Deve elaborar uma visão macroscópica do software em termos de componentes...
tracking img