Ciclo de vida de leishmania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Leishmania sp.

Leishmaniose

       O gênero Leishmania está envolvido num espectro de doenças tegumentares e viscerais, de caráter crônico, muitas vezes deformante, transmitidas porflebotomíneos. Estas doenças estão associadas à degradação ambiental, pois a adaptação do vetor, tipicamente silvestre, ao meio urbano, tem facilitado a infecção humana. Com mais de 12 milhões de infectados emtodo o mundo, estas zoonoses encontram-se em franca expansão no Brasil, ocorrendo de forma endêmica no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Devido ao grande número, as espécies de Leishmania foramclassificadas em complexos, de acordo com os quadros clínicos que produzem, de modo que os complexos mexicana e braziliensis estão envolvidos nas manifestações cutâneas e cutâneo-mucosas e o complexodonovani na leishmaníase visceral (vide quadro).
       O homem se infecta quando um flebotomíneo do gênero Lutzomyia (conhecido vulgarmente como “mosquito-palha”, “cangalhinha”, “birigui”) inocula asformas promastigotas durante seu repasto sangüíneo. Estas formas são fagocitadas por macrófagos teciduais, perdem o flagelo e convertem-se em amastigotas, as quais se reproduzem por divisão bináriaaté que a célula hospedeira fique repleta de parasitos e se rompa. Com a destruição da célula, inúmeras amastigotas são liberadas e fagocitadas por outros macrófagos, dando continuidade aos ciclos dereprodução assexuada. O vetor, por sua vez, se infecta quando ingere sangue de um hospedeiro com as células parasitadas por amastigotas as quais, ao chegarem no intestino do flebotomíneo, readquirem oflagelo, transformando-se em promastigotas. Estas reproduzem-se por divisão binária e invadem as porções anteriores do estômago e do proventrículo, sendo inoculadas no hospedeiro vertebrado durante ahematofagia do vetor.
A ação patogênica do parasito está relacionada com a destruição celular provocada pela reprodução das formas amastigotas. Na fase inicial da doença, a multiplicação do...
tracking img