Ciclo de produção industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FRANCISCO S. PARRA NETO RA 199753
GISLEINE S. LUQUE DE CARVALHO RA 199787
LUCINEIA P. CINTRA RA 199838
LUDYMILA PERES VIEIRA RA 199903
RHOLF A. BADINE RA 283228

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
“Planejamento ambiental voltado ao saneamento básico”PROMISSÃO
2010

 

 

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Trabalho de Curso apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera- Uniderp, como requisito parcial para a avaliação da disciplina de Responsabilidade Social de Meio Ambiente.

Orientador: Professora Rita BragaPromissão
2010

Introdução

O meio ambiente redefine a economia, a sociedade e a política. O conceito de desenvolvimento sustentável integra a dimensão ambiental ao desenvolvimento sócio-econômico, neste final de século como expressão contemporânea da noção de progresso. A busca de soluções para os problemas ambientais tornou-se uma prioridade no Brasil e no mundo. Organismosfinanceiros internacionais consideram a atenção para com o meio ambiente, um critério básico na implementação de seus programas. O modelo de desenvolvimento brasileiro acelerou o processo de urbanização, ocasionando rápida concentração de renda e de população, o que sobrecarregou a estrutura das cidades, elevando os índices de pobreza e agravando os problemas ambientais.

O conceito dedesenvolvimento sustentável:

Define-se por desenvolvimento Sustentável um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Esta concepção começa a se formar e difundir junto com o questionamento do estilo de desenvolvimentoadotado, quando se constata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies. A noção de sustentabilidadeestá associada às de estabilidade, de permanência no tempo, de durabilidade.

Saneamento Ambiental

Já o saneamento ambiental é algo mais amplo. Ele pode ser compreendido como o conjunto de ações que visam melhorar a salubridade ambiental contemplando o abastecimento de água em quantidade e qualidade, a coleta, tratamento e disposição final adequada dos resíduos líquidos, sólidos egasosos, a prevenção e o controle do excesso de ruídos, a drenagem das águas pluviais, promoção da disciplina sanitária do uso e ocupação do solo, o controle ambiental de vetores de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializados, buscando contribuir para prevenir doenças e promover a saúde, o bem-estar e a cidadania.

Ninguém pode viver sem saneamento. Ele é,inclusive, um direito essencial para a cidadania. Sem saneamento básico, as pessoas ficam expostas às doenças graves, e o meio ambiente pode ser duramente prejudicado (solo, vegetação, águas dos mares e dos rios).

O relatório recente da ONU sobre o tema mostra que boa parte da população mundial não tem água segura, ou seja, aquela água fundamental para lavar os alimentos, tomar banho e seringerida, por exemplo. Há um déficit mundial muito grande no que diz respeito ao saneamento básico. Infelizmente, a sociedade de forma geral deixa de priorizar pontos como o manejo adequado de resíduos sólidos e o das águas pluviais. Já em relação aos governos, é necessário que os recursos públicos sejam usados para atender a população. Alguns países dificilmente conseguirão a Meta do Milênio...