Ciclo de Carnot

Páginas: 2 (341 palavras) Publicado: 14 de junho de 2014
Ciclo de Carnot
O ciclo de Carnot foi descrito e analisado por um jovem engenheiro francês, Sadi Carnot, em 1824. O ciclo de Carnot consiste em duas transformações isotérmicas, alternadas com duastransformações adiabáticas.
Na transformação isotérmica, AB, o gás absorve o calor Q1, enquanto se expande.
Este calor é absorvido de uma fonte à temperatura T1. Isolando termicamente o sistema,deixamos que ele continue a se expandir. O sistema não troca calor com a vizinhança e sua temperatura cai para o valor T2.



A importância do ciclo de Carnoté devida ao teorema seguinte, conhecido como teorema de Carnot:
"Nenhuma máquina térmica que opere entre duas dadas fontes, ás temperaturas T1 e T2, podem ter maior rendimento que uma máquina deCarnot operando entre estas mesmas fontes."
Então, o ciclo de Carnot corresponde ao rendimento máximo que podemos obter com duas fontes térmicas. Este teorema é demonstrado a partir da 2ª lei daTermodinâmica.
O rendimento de uma máquina de Carnot pode ser calculado, teoricamente, tendo sido encontrado para ele o seguinte resultado:
R = 1 - T2/T1
em que T2 e T1 são as temperaturas Kelvinda fonte fria e da fonte quente, tais que T1= 800K e T2 = 200K, seu rendimento seria:
R = 1 - 200 / 800 = 1.0,25 =0,75 ou R = 75%
Qualquer máquina térmica, operando entre 800K e200K e funcionado com um ciclo diferente deste, teria rendimento inferior a 75%.
Com estes conhecimento você pode entender por que o zero absoluto representa um limite inferior para a temperatura deum corpo. De fato, se um sistema pudesse atingir esta temperatura, ele poderia ser usado como a fonte fria de uma máquina de Carnot.
Como T2=0, o rendimento da máquina seria R= 1 = 100%, o quecontraria a 2ª lei. Logo, o zero absoluto pode ser aproximado indefinidamente, mas não pode ser atingido.
Conforme, já dessemos, a experiência tem mostrado que isto é verdadeiro. De fato, os cientistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo carnot
  • Ciclo de carnot
  • Ciclo de carnot
  • O CICLO DE CARNOT
  • Ciclo de Carnot
  • Ciclo de Carnot
  • Ciclo de carnot
  • Ciclo carnot

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!