Ciclo das rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES TECONÓLOGO EM PETRÓLEO E GÁS

ROCHAS E CICLO DAS ROCHAS
DISCIPLINA: GEOLOGIA PROFº: LUCIANO COUTINHO lucianocoutinho@saocamilo-es.br

Mineral
“O termo compreende elementos ou compostos químicos inorgânicos, com composição química definida (variável dentro de certos limites) e estrutura interna característica, formados naturalmente como resultado deprocessos geológicos, na Terra ou em corpos extraterrestres” (NEVES et al, 2003). “É um elemento ou composto químico, via de regra, resultante de processos inorgânicos, de composição química geralmente definida e encontrado naturalmente na crosta terrestre. Os minerais, em geral, são sólidos. Somente a água e o mercúrio se apresentam no estado liquido, em condições normais de pressão e temperatura”(LEINZ & AMARAL, 1998).

Olivina: mineral comum em rochas básicas.

Rocha
“É um agregado natural, formado de um ou mais minerais (podendo eventualmente, tratar-se de vidro vulcânico ou matéria orgânica, que são mineralóides), que constitui parte essencial da crosta terrestre e é nitidamente individualizado” (LEINZ & AMARAL, 1998). “Conjunto de minerais ou apenas um mineral consolidado. Oestudo das rochas interessa aos geólogos e aos geógrafos. Enquanto, porém, os primeiros estudam-na em si mesmas, analisando-lhes a composição química, o sistema de cristalização, a textura e estrutura, os segundos estudam-nas, principalmente tendo em vista a maneira como reagem aos vários tipos de intemperismo e erosão” (GUERRA & GUERRA, 2003).

Uma rocha pode ser composta por apenas um mineral,como a calcita (grupo dos carbonatos), ou vários minerais, como o granito. Outras rochas podem ser compostas por material não cristalino, a exemplo do vidro vulcânico. Quando tem diâmetros da ordem de milímetros, e vistos a olho nú, os minerais são chamados de grossos. No caso dos minerais pequenos, impossíveis de uma definição sem auxilio de lentes, estes são chamados de finos.

Mineralogia“Ciência que estuda a natureza e formação dos minerais. Pode ser dividida em duas partes: Mineralogia Geral e Mineralogia Especial. A primeira trata do estado das propriedades físicas, químicas e físico-químicas; a segunda da classificação e descrição das espécies” (GUERRA & GUERRA, 2003).

Petrologia
“Parte da geologia que estuda a origem e as transformações das diversas rochas. O elementomineralógico que entram na composição das rochas não tem todos o mesmo tamanho e, alem do mais, são as vezes de tamanho muito pequeno e não discerníveis a olho nu. O microscópio constitui um precioso auxiliar no estudo petrográfico” (GUERRA & GUERRA, 2003).

MINERAIS FORMADORES DE ROCHAS
Ígnea Quartzo Feldspato Mica Piroxênio Olivina Sedimentar Quartzo Argilominerais Feldspato Calcita DolomitaMetamórfica Quartzo Feldspato Mica Granada Piroxênio

1- Tipos de Rochas 1.1- Rochas Ígneas
Temperaturas acima de 700° C são capazes de fundir a maioria das rochas, formando uma substância viscosa chamada magma, que é altamente quente e homogênea, mas com fortes características dos produtos originais. As rochas ígneas apresentam, em sua grande maioria, fortes relações com os processos de vulcanismo,seja pelo derramamento de magma, ou pela intrusão de blocos. São rochas formadas pela cristalização do magma em superfície, ou muito próxima a esta.

Dividem-se em dois subgrupos principais:
Extrusivas ou Vulcânicas: formadas pela cristalização do magma derramado em superfície. Trata-se de uma cristalização instantânea, o que lhe garante grãos pequenos (basalto). Intrusivas ou Plutônicas:rochas cristalizadas em subsuperfície, onde alguns de seus cristais continuaram a se desenvolver em função das temperaturas mais altas (granito).

GRANITO

SIENITO

BASALTO

PERIDOTITO

1.2- Rochas Sedimentares
Formadas pela ação do intemperismo e da erosão em diversos tipos de rochas. A desagregação, transporte e sedimentação são as etapas básicas de sua formação. O material...
tracking img