Ciclo da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Durante os últimos anos tem se desenvolvido um enfoque sistemático para as análises de impactos ambientais associados aos processos e produtos. Os processos industriais não só geramresíduos, como também, consomem recursos naturais, requerem infra-estrutura de transporte, utilizam produtos químicos, água e energia, e geram produtos que devem ser transportados, consumidos e, em algunscasos, reutilizados antes de seu descarte final.

Em cada uma dessas etapas são gerados impactos ambientais diversos que devem ser analisados quando se deseja avaliar o efeito de um processo sobreo meio.

A Análise de Ciclo de Vida (ACV) consiste na avaliação de cada um dos efeitos ambientais gerados ao longo da vida de um produto, desde as fontes dos recursos primários até o descarte final("do berço ao túmulo").

De acordo com a Norma ISO 14040: “A Análise de Ciclo de Vida é uma técnica para determinar os aspectos ambientais e impactos potenciais associados a um produto: juntando uminventário de todas as entradas e saídas relevantes do sistema, avaliando os impactos ambientais potenciais associados a essas entradas e saídas, e interpretando os resultados das fases de inventárioe impacto em relação com os objetivos de estudo”.

Esta análise permite identificar os impactos além dos limites da área produtiva. Estes impactos podem, em muitos casos, se apresentarem de maiorrelevância que os ocasionados diretamente pelos processos de manufatura do produto. Por exemplo, a super exploração e uma gestão inadequada de recursos florestais podem degradar significativamente aqualidade do solo, com os conseqüentes impactos significativos sobre a taxa de renovação deste recurso e sobre a qualidade das águas superficiais, devido ao carreamento de sedimentos e material orgânicoderivados de processos erosivos.

A Análise de Ciclo de Vida foi desenvolvida originalmente na década de 70, com a crise energética. Inicialmente, esse estudo limitava-se a um simples balanço de...
tracking img