Introdução

Denomina-se ciclo cardíaco um conjunto de eventos que se repetem ritmicamente a cada batimento. A mecânica desse fenômeno, é a contração das câmaras cardíacas aliada a movimentação dasválvulas.

Cada ciclo é iniciado pela geração espontânea de um potencial de ação no nodo sinusal. A trajetória desse potencial de ação é do nodo sinusal situado na parte superior da parede lateraldo átrio direito, para os átrios, em seguida passa pelo feixe até atingir os ventrículos.

A hemodinâmica do ciclo cardíaco é o conjunto de alterações concomitantes de volume, pressão e fluxo desangue através do coração.. Além desses aspectos, outros fenômenos correlatos devem ser ressaltados, são eles:o eletrocardiograma, os ruídos cardíacos ou bulhas, e o pulso venoso e arterial.

Todos osciclos cardíacos são compostos por um período de relaxamento, chamado de diástole, onde o coração se enche de sangue. E por um período de contração cardíaca chamado de sístole.


Eventos Mecânicos eHemodinâmicos

O início do ciclo cardíaco é marcado pela sístole auricular, após esta vem um curto intervalo e após este vem a sístole ventricular. Depois da contração ventricular vem um intervaloque termina com a sístole auricular do ciclo subsequente.
Geralmente o ciclo cardíaco é dividido em quatro fases sucessivas. As fases são:

a) fase de enchimento: nessa fase o ventrículo estárelaxado (diástole ventricular). No início a pressão intraventricular é próxima de zero e portanto mais baixa que a pressão nas artérias pulmonar e aorta ou nas aurículas. As válvulas pulmonar e aórticaestão fechadas e com isso evitam o refluxo do sangue que foi ejetado no ciclo precedente.

Já as válvulas tricúspide e mitral estão abertas, dessa forma permitem a passagem do sangue das veias paradentro dos ventrículos. O final dessa fase é caracterizado pela contração das aurículas, as quais forçam nos ventrículos uma quantidade adicional de sangue, como é mostrado pela elevação no traçado do... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Ciclo cardiaco. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ciclo-Cardiaco/382887.html

MLA

"Ciclo cardiaco" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ciclo-Cardiaco/382887.html>.

MLA 7

"Ciclo cardiaco." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ciclo-Cardiaco/382887.html>.

CHICAGO

"Ciclo cardiaco." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ciclo-Cardiaco/382887.html.