Ciclo biogeoquimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1- Ciclos Biogeoquímicos
2- Ciclo da Água
3- Ciclo do Cálcio
4- Ciclo do Enxofre
5- Ciclo do carbono
6- Ciclo do Fósforo
7- Ciclo do Nitrogênio
8- Ciclo do Oxigênio
9- Reciclagem da Matéria








1-Ciclos Biogeoquímicos
Quando falamosem ciclos biogeoquímicos na verdade faz-se referencia aos ciclos de nutrientes gasosos e sedimentares. Elementos essenciais ou não essenciais fazem parte destes nutrientes. Este ciclo de nutrientes pode se dividir em duas etapas RESERVATÓRIO E CICLAGEM.
Reservatório; um componente grande, de movimento grande, de movimento lento e, em geral não biológico.
Ciclagem; uma porção menor, porem maisativa que faz permuta, rapidamente entre organismos e seu ambiente imediato.
Elemento gasoso; nos reservatórios esta na atmosfera ou na hidrosfera.
Elementos Sedimentares; encontra-se na crosta terrestre.
Um ciclo biogeoquímico pode ser entendido como sendo movimento ou um ciclo de um elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da terra. Tais elementos são essênciasa vida e incorporado na forma orgânica ou através de reações químicas.


2-Ciclo da água
A maior parte da agua do planeta esta nos oceanos, a evaporação das agua é constante devido a incidência de raios solares nos mesmo. Essa evaporação (vapor) vai para atmosfera e se condensa em forma de nuvens, voltando para superfície terrestre em forma de chuva, neve ou granizo, recompondo constantementeesse volume hídrico.
A evaporação dos oceanos é bem maior que as chuvas, isso ocorre porque parte dessa evaporação em forma de vento é carregada pelo vento até os continentes.
Essa agua que chega aos continentes em forma de nuvens se precipita abastecendo rios, lagos, lagoas e lençóis subterrâneos; no entanto eles fluem para mares em forma de agua pluvial ou evaporação fechando assim o ciclo.No ciclo da agua temos uma grande contribuição dos seres vivos, devido serem totalmente dependente da agua intervém no ciclo.
Plantas absorvem agua pela raiz, essa agua sobe para as folhas participando da fotossíntese e posteormente parte volta para atmosfera pela evapotranspiração.
Essa transpiração vegetal em todo o planeta causada por toda cobertura vegetal representa mais que evaporação derios e lagos.
Animais inclusive homens ingere agua diretamente ou por alimentos, parte da agua é devolvida para o ciclo em forma se urina, fezes ou respiração.
Principais processos do ciclo da agua:
*Detenção: parte da precipitação fica retida na vegetação, depressões de terrenos. Essa agua retorna a atmosfera pela ação da evaporação ou penetra no solo pela infiltração
*Escoamento superficial:constituído pela agua que escoa pelo solo, fluindo para latitude inferiores, ate atingir um corpo d´agua rio,lagos e oceanos.
*Infiltração: agua infiltrada pode sofre evaporação, ser absorvida por plantas, escoar ao longo de camadas superior do solo ou alimentar o lençol subterrâneo.
* Escoamento subterrâneo: acontece pela infiltração da parte superior do solo sendo bem mais lento que osuperficial. Parte desse escoamento alimenta rios e lagos sendo responsável pela manutenção dos mesmos.
*Evapotranspiração: agua absorvida pela raiz das planta e eliminada pelas folhas em forma de vapor.

• Evaporação: em qualquer fase anterior a agua pode voltar ao inicio do ciclo em forma de vapor.

3-Ciclo do Cálcio
Elemento químico de grande importância aos seres vivos, constituinte de esqueletose rochas. Tem um papel fundamental no processo metabólico, como condução de impulsos nervosos, contração muscular e coagulação do sangue.
A fonte primaria do cálcio são as rochas calcárias, que sofrem ações do intemperismos climáticos levando os sais para o solo. Essa ação funciona como um processo mecânico, químico e biológico que causam destruição das rochas transformando em solos.
Vegetais...
tracking img