CIBERCULTURA NA INF NCIA

2706 palavras 11 páginas
CIBERCULTURA NA INFÂNCIA: O CRESCIMENTO INFANTIL A PARTIR DA INTERNET.

Luna Clara Gomes 1
Patrícia Cristina Gomes 2

RESUMO: Na nova geração, as crianças participam ativamente do mundo digital, neste contexto o brincar e apreender são construídos juntos, de uma forma cultural que cada um é inserido no mundo tecnológico. O artigo busca compreender como o público infantil está inserido atualmente na cibercultura. Procuraremos compreender como os meios de comunicação adaptaram-se para atingir este público e também como a tecnologia influencia na sua formação. Nesta análise, além dos autores que discutem a cibercultura, procuramos também analisar alguns meios de comunicação on-line, voltado para este público.

PALAVRAS CHAVE: Infância; geração net; tecnologia, jornalismo

INTRODUÇÃO: Segundo o Mitchel Resnick3·, todas as fases de aprendizado deveriam ser como Jardim de Infância, isto devido ao fato do ensinamento ser de uma maneira lúdica, todavia de forma que a criança compreende e guarda quase a totalidade das novas informações que lhe são fornecidas. A memória de uma criança é capaz de armazenar estímulos importantes, por volta de 1 ano e meio á 3 a capacidade intelectual da mesma aumenta, já aos 4 anos as áreas responsáveis pela memória amadurecem, criando-se assim as lembranças4. Acredita-se que as influências que atuam sobre ela na primeira fase da infância, são decisivas na criação da sua personalidade, caráter e formação cultural.
Estamos vivenciando hoje um processo de mudança contínua, devido à adaptação cultural que vem sendo feita das tecnologias que nos são apresentadas. Analisando neste aspecto, o aprendizado infantil da década atual, não pode ser igualado ao de duas décadas passadas, pois essa mudança freqüente tem persuadido no aprendizado e no cotidiano das crianças. A popularização da internet tem feito muitos pais e profissionais da educação ficar confusos, com o grande interesse dos pequenos pelo computador pessoal (PC), notebook, tablets entre

Relacionados

  • Construtivismo
    3169 palavras | 13 páginas
  • Análise comparativa entre as campanhas do barack obama e da dilma rousseff pelo viés do marketing político digital
    8516 palavras | 35 páginas
  • Blogfinal
    76427 palavras | 306 páginas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas