Ciancias sociologicas e antropologicas

1431 palavras 6 páginas
Ana Carolina Souza Parronchi; RA: 526241
Ciências Contábeis

Resumo do texto 1 : O Homem Nesta terceira conferencia o estudo foi dirigido para a natureza do cognoscente e da consciência em si. Somos seres vivos, compostos de matéria, pertencemos a natureza, como animais que somos. Sendo seres racionais, atuantes e criadores pertencemos a Historia.
E, enfim, somos o abrangente que compreende, por assim dizer, a natureza e a Historia, tornando assim aquilo que somos.
No pensamento de Aristóteles ; ” o homem não é anjo, nem besta” ficou situado que é igual a distancia entre uma e outra e que participamos dessas duas naturezas .
O homem esta sozinho no mundo imenso e mudo. Foi preciso que o homem surgisse para emprestar a linguagem ao mutismo das coisas. Somente com seus companheiros de destino ele se transforma em homem, em si mesmo e deixa de estar solitário. É a partir do mundo que nos compreendemos como esse existente vivo e corporal sem o qual não somos. Estamos ligados a esse existente, movemo-nos com ele e reconhecemos sua corporalidade como nossa ate no ponto da identificação. A identificação de cada um de nós com sua corporalidade não basta para fazer com que ele seja ele mesmo. Não nos compreendemos a partir da historia, mas se nos rendermos ao processo do conhecimento histórico, no qual hoje nos encontramos, perdemos a consciência da nossa própria responsabilidade original.
O homem foi definido como ser vivo dotado de palavra e pensamento; como ser vivo que agindo da a sociedade a forma de cidade regida por leis; como ser que produz utensílios; que trabalha com esses utensílios; que assegura sua subsistência por meio de planificação comunitária.
Cada uma dessas definições leva em conta uma característica, mais não o essencial, o homem é uma mutação: o homem não pode permanecer como é. Seu ser social esta em evolução constante, ele ultrapassa o estado que é dado a si mesmo, nasce em condições novas. Para Nietzsche, o homem “é o animal

Relacionados

  • Sociologia jurídica machado neto
    148135 palavras | 593 páginas