Ciências

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER
[pic]LUIZ CARLOS NUNES GONÇALVES
LUIZ CARLOS RODRIGUES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - EDUCAÇÃO ESPECIAL

ITARARÉ
2009
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER
[pic]LUIZ CARLOS NUNES GONÇALVES
LUIZ CARLOS RODRIGUES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - EDUCAÇÃOESPECIAL

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio - Educação Especial, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER.

TUTORA LOCAL: Cíntia Janaína de Barros
CENTRO ASSOCIADO: Itararé-SP

ITARARÉ
2009

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2 – CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E DA TURMA ESTAGIADA..................5
2.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA.................................................
2.2 – CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA...................................................

3 – CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DAINSTITUIÇÃO................................................6

4 –DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR...........................................................................................12

5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................13
KARINEKA
6 -REFERÊNCIAS.....................................................................................................14

1 - INTRODUÇÃO

O presente relatório contém informações sobre o Estágio Educação Especial, referente a Unidade Temática de Aprendizagem Corporeidade e Inclusão, estágio este que foi realizado numa Instituição Pública de Ensino que oferta o Ensino Fundamental, primeiro Ciclo (1ª à 4ª séries, 1º ao 5º Ano).
Para a realização deste estágio pedimosautorização à Diretora da Escola e também na ocasião apresentamos os documentos formais necessários para a realização do mesmo que acorreu no período compreendido entre 22/6/09 à 26/6/09.
Neste estágio, pudemos acompanhar o cotidiano de uma aluna que está em processo de inclusão no ensino regular; a referida aluna estudava numa Instituição de Educação Especial até a ano de dois mil e oito, ouseja, estudava numa APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e neste ano letivo de dois mil e nove a aluna está frequentando a terceira série do Ensino Fundamental de oito anos no ensino regular, entretanto, para manter a identidade da aluna não mencionaremos seu nome neste trabalho, atentaremos aos fatos e ao que foi observado durante os momentos deste estágio.
O objetivo destetrabalho foi refletir, desenvolver nossa capacidade de análise na temática educação especial e mais uma vez o estágio mostrou-se extremamente importante para nós, pois possibilitou mais uma vez que contemplássemos a prática, enfim que participássemos de mais uma vertente da educação observando como funciona este processo extremamente humano que é o processo de inclusão dos alunos com necessidadesespeciais no ensino regular.
Nas páginas seguintes deste relatório faremos abordagens sobre as características da escola onde ocorreu o estágio, características da turma estagiada, concepção pedagógica da Instituição, descrição e análise reflexiva da educação especial no ensino regular e por fim nossas considerações finais.

2 – CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E DA TURMA ESTAGIADA

2.1 –CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O Estágio foi realizado na Escola Municipal. “Coronel Vicente Russo do Amaral” que está situada à Rua Aparício Fiúza de Carvalho, 1056, Centro, no município de Itaporanga, Estado de São Paulo.
Esta Instituição Escolar possui uma equipe gestora composta por três pessoas, ou seja, uma Diretora, uma Vice-Diretora e uma Coordenadora Pedagógica...
tracking img