Ciências sociais (desafio)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Para Émile Durkheim, muitos dos problemas que imaginamos pertencer aos campos da Biologia e da Psicologia pertencem à Sociologia. Relacione a teoria de Durkheim com a notícia veiculada pelo jornal “Correio Brasiliense”. Para responder esta questão, analise o texto” Rússia identifica segunda mulher-bomba do metrô de moscou” da pagina 196 do caderno de atividades, disponível, on-line, no jornalO Correio Braziliense, publicado em 06/04/2010.
R - Pela teoria de Durkheim muitos suicídios acontecem por questões e fatos sociais, e como estas forças influenciam uma forma de comportamento que a maioria de nós considera intensamente particular. Durkheim provou que forças sociais influenciam cada comportamento, consolidando-o a partir daí como um princípio básico da sociologia.
2 - ASociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compare os abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização.
A revolução Industrial reestruturou a sociedade trazendo crises e problemas sociais que precisavam ser resolvidos. Comoconsequência houve mudanças profundas no campo social. A monstruosa exploração do homem pelo homem nas fábricas, onde se trabalhava mais de dezesseis horas por dia, crianças e mulheres eram empregadas por salários ultrajantes. O papel das mulheres na sociedade mudou, criando uma massa de homens desempregados.
O alto grau de desenvolvimento tecnológico neste final de século tem gerado uma expectativabastante positiva, prenunciando a solução de muitos problemas, melhorando a nossa capacidade de trabalho, facilitando a comunicação mundial, e assim por diante. Ocorre que outra preocupação vem tomando conta de muitos profissionais que apontam a possibilidade de que a tecnologia da informação aumente as diferenças sociais existente no mundo, ampliando o fosso entre aqueles que têm acesso àinformática e aqueles que não a possuem.

3 – Analise os versos da música “E”, de Gonzaguinha: Relacione o verso da música “A gente quer viver uma nação. A gente quer é ser um cidadão” com os canais institucionalizados que permitem aos indivíduos exercerem a cidadania e interferirem no planejamento governamental.
R – Todo cidadão, independentemente de sua condição social, sexual, de raça, de etniaetc. - deve ter direito ao atendimento das necessidades básicas – alimentação, moradia, saúde, bem-estar social, educação e trabalho etc. – deve integrar os direitos fundamentais da existência humana e o caminho mais curto para que o indivíduo exerce a sua cidadania é através de entidades assistenciais e do seu voto.
4 – Por que o PIB NÃO é um indicativo de desenvolvimento econômico?
R – PIBrepresenta a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região e não é um indicativo de desenvolvimento econômico pode até ser mas o problema é que o PIB não registra as perdas econômicas decorrentes de catástrofes, quebras da agricultura, crises econômicas. Trata-se portanto,de um indicador pouco confiável de desenvolvimento econômico de um país.5 – Observe o fragmento da música “Ideologia”, de Cazuza e Frejar: No verso “aquele garoto que ia mudar o mundo, mudar o mundo, agora assiste a tudo em cima o muto” analise o papel do pesquisador social no contexto da músida.
A música Ideologia composta por Cazuza e Roberto Frejat fala sobre os jovens de época que foi composta (1988), e mais especificamente sobre o próprio Cazuza que em toda suavida ele quis ser o “garoto que queria mudar o mundo deixá-lo diferente, com igualdade, mas agora seus sonhos do passado estavam partindo.
Na música vemos versos como “Meu partido é um coração partido” que diz respeito aos escândalos políticos que se davam e que cazuza não acreditava mais na política de sua época, que fala sobre os sonhos e ilusões que ele tinha quando era jovem de ver um...
tracking img