Ciências exatas e biológicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
UTA: CIÊNCIAS EXTAS E BIOLÓGICAS
DISCIPLINAS CURSADAS:
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ENSINO FUNDAMENTAL

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
UTA-CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS
DISCIPLINAS CURSADAS:
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
METODOLOGIA DOENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ENSINO FUNDAMENTAL

Portfólio Apresentada à UTA de Ciências Exatas e Biológicas, no curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local:Centro Associado:

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA 5
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA 7
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ENSINO FUNDAMENTAL 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERÊNCIAS 26

INTRODUÇÃO

Ao longo desta Unidade Temática de Aprendizagem – Ciências Exatas e Biológicas, elaboramos este portfólio a fim deesclarecer e compreender mais sobre o Ensino Fundamental e também as práticas envolvidas dentro do ensino da matemática e de ciências, observando metodologias e práticas, visando através de estudos e pesquisas uma melhor qualidade de vida para todos.
O ensino de ciências auxilia o aluno na compreensão de conhecimentos, de procedimentos e de valores, fazendo com que seja capaz de perceber asdiversas utilidades da ciência e também suas conseqüências na qualidade de vida do ser humano.
A necessidade de ensinar os alunos à ciência do dia-a-dia vem sendo questionada devido às mudanças da sociedade. É preciso que o aluno seja um agente transformador, integrante na preservação do meio ambiente.
Na Matemática abordamos uma revisão histórica e as principais características doconhecimento matemático, um retrospecto da trajetória do ensino da matemática.
A matemática é uma ferramenta usada por milênios devido à necessidade de sobrevivência do homem. No início de sua história, a matemática era usada para contar ou verificar quantidades e até para negociar. A matemática evoluiu ao longo de todos os anos juntamente com o ser humano e se tornou primordial nodesenvolvimento da sociedade moderna.
Através de pesquisas, leituras, visitas, observações e entrevistas vamos ter a possibilidade de entendermos melhor como funciona uma escola de Educação Fundamental.

METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA

Atividade:
1. Discuta com seus colegas sobre a seguinte questão: experiência e experimento significam as mesmas coisas emciências? Depois registre os comentários em uma folha de papel e guarde-a em seu portfólio
Todos os trabalhos realizados em aulas de ciências que fazem com que os alunos saiam de sua rotina em sala de aula, consistem em uma experiência ou experimento.
O conhecimento que o estudante terá em uma aula prática desempenhará um papel fundamental para a construção de seus conhecimentos.
Aexperiência em si consiste na parte teórica do experimento que será realizado. Uma experiência através de seus experimentos poderá durar anos ou apresentar resultados imediatos. Qualquer pesquisa que deverá ser realizada (experiência), existirá a parte prática (experimento).
Uma experiência consiste na montagem de uma estratégia teórica a partir da qual se organizam diversas ações de formaa provar a veracidade ou falsidade de uma dada hipótese
Uma experiência é o ato de construir um conhecimento pela teoria e prática de observação, manipulação, testar hipóteses, registros, organização dos registros, interpretação dos fatos, transformação de dados coletados em conceitos e reformulação de idéias. Todo esse processo requer organização e paciência.
O experimento faz,...
tracking img