Ciências -eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Aberta do Brasil
Curso de Pedagogia – Pólo de Bicas - Turma II
Disciplina: Ciências Naturais I
Tutor à distância: Marcela Aparecida Campos Neves Miranda
Professora: Cláudia Avellar Freitas
Estudante: Fabiana Paula N. X. Vieira
Valor: 5 pontos.
Entrega: 15 de maio.

LEITURA ORIENTADA

Esta é uma tarefa de leitura orientada, pararealizá-la é fundamental ler primeiro todo texto cuja referência está descrita abaixo. Depois, responda as questões que estão postas a seguir.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
LORENZETTI, L. e DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio. Vol.3, n.1, jun/2001. 1-16.

QUESTÕES

1. A seguir há dois textos que relatam diferentes situações em aulas de ciências do ensinofundamental nas séries iniciais. Leia os dois textos e estabeleça uma comparação entre o modo de ensinar das duas professoras e a alfabetização científica.

TEXTO 1:
A professora entra em sala de aula e convoca todos os alunos a se assentarem. Ela trás um livro didático e pede aos alunos para abrirem numa página específica. Nesse ponto do livro está descrito um experimento sobre a elasticidadedo ar, em que os alunos devem tentar comprimir o ar em uma seringa. A professora distribui uma seringa (sem agulha) para cada aluno e pede que eles realizem a tarefa individualmente e anotem os resultados. Depois de todos terminarem, a professora sorteia alguns alunos para que eles descrevam quais foram seus resultados e anota, no quadro, as descrições que ela considera que estão de acordo com otexto do livro. A professora então, explica as propriedades do ar aos alunos, auxiliada por um esquema que ela escreve no quadro negro. Para finalizar ela pede que eles façam uma listagem de todas as propriedades do ar que estão citadas no texto do livro didático.

TEXTO 2:
Sem dizer uma só palavra aos alunos, a professora distribuiu uma folha em branco em sala de aula. “Prova professora?”,perguntaram assustados os alunos. Ela sorriu e retirou de dentro de sua bolsa uma caixa de bombons. “Oba!!!” , exclamaram as crianças. A professora distribuiu o bombom e pediu aos alunos que desenhassem a trajetória do bombom dentro do corpo. Depois de todos terminarem seus desenhos, a professora entregou um questionário para ser respondido individualmente. Neste questionário havia perguntas como:“onde se iniciou a digestão?”, “onde ela terminará?”. Ao final da aula, a professora propôs uma discussão coletiva das diferentes respostas sem interferir no debate. De posse dos desenhos e das respostas dos alunos, a professora implementou uma ação pedagógica a fim de auxiliá-los na construção de seu próprio conhecimento sobre nutrição. Para avaliar o processo de ensino-aprendizagem, a professora temem mente aplicar novamente o mesmo questionário aos alunos ao final do processo.

Ao analisar as 2 sequências didáticas, percebi que as 2 professoras quiseram promover aulas práticas.

Na sequência 1 a aula se inicia com uma experiência do livro didático um experimento sobre a elasticidade do ar. A professora seguiu fielmente sua descrição, onde o resultado já estariapré-determinado. Sendo assim, para não ficar repetitivo, ela sorteou alguns alunos para relatarem o resultado chegado. As anotações feitas no quadro estão de acordo com o livro. A atividade foi realizada individualmente, onde não houve interação da turma com a própria turma e com a professora, que trabalha dentro da concepção tradicional, repassando apenas o conteúdo aos alunos. Não havendo discussão,sugestão, aproveitamento do conhecimento prévio do aluno, criação de hipóteses.

Enfim, nesta aula não houve a alfabetização científica, pois a professora simplesmente seguiu as etapas do livro didático, não promovendo a interação de forma que os alunos conscientizassem da importância do conteúdo trabalhado para aplicá-lo no seu dia-a-dia.

Na sequência 2, a professora inicia a aula...
tracking img