Ciências da sociedade

CIÊNCIA DA SOCIEDADE
Todos nós somos sociólogos espontâneos, sem ver nos comportamos como um. Teorias do senso comum não são científicas, mas interessam aos sociólogos porque é parte da sociedade.A Sociologia é uma Ciência? Este estudo não começou pela Sociologia, há séculos os Filósofos já as estudavam, mas a reflexão sobre a sociedade difere da Sociologia. As explicações sociológicas nãopartem simplesmente da especulação de gabinete, baseada na observação casual de alguns fatos. A filosofia social estabelece o que é bom e o que é mau para a sociedade e para o homem, enquanto aSociologia, não emite juízos de valor.
O que caracteriza realmente a Sociologia como uma ciência? A ciência é um como um sistema de conceitos, proposições e teorias e não como um conjunto de idéias semnoção, seus objetivos é explicar a realidade com base na observação dos fatos. A Sociologia é uma ciência que inseri, isto é, parte da observação sistemática de casos particulares para daí chegar àformulação de generalizações sobre a vida social. Já a Filosofia Social somente propõe.
A Sociologia estuda os valores e as normas que existem de fato na sociedade e tenta identificar a classificar as relaçõesentre esses componentes da sociedade, mas nem todas as discussões que existe é de estudo dos sociólogos. A mesma nasceu como tentativa de buscar soluções racionais, científicas, de acordo com apretensão de Auguste Comte (França / 1798-1857), para os problemas sociais resultantes da Revolução Industrial e de decomposição da ordem social aristocrática na França do início do século XIX. Mas há umagrande diferença entre problemas sociais e problemas sociológicos. Os problemas sociais são fatos passíveis de observação sistemática e generalizada, portanto, de explicação científica. Já osproblemas sociológicos são fatos de explicação teórica e não universal do que acontece na vida social. Por ex.: carnaval e futebol.
Os Sociólogos fizeram uma distinção entre dois tipos de sociologia: A...
tracking img