Ciências contábeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Contabilidade Intermediária

As contas que constam no Patrimônio ou Balanço Patrimonial são Contas Patrimoniais ou Contas Integrais. Elas podem ser o Caixa, Duplicatas a Receber, etc.As contas referentes a Receita e Despesas são Contas de Resultado ou Contas Diferenciais. São utilizadas para verificar se a empresa teve Lucro ou Prejuízo e pertencem à DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DOEXERCÍCIO.
Mesmo respeitando as noções de Ativo e Passivo, se as contas estivessem fora da ordem, se somar-mos Caixa com Máquinas, Duplicatas a Receber com Veículos no final teremos dificuldades eminterpretar e analisar o BALANÇO, por isso devemos agrupar as contas de mesma natureza para facilitar a leitura do BALANÇO.
Somaremos o dinheiro em Caixa com o depositado em Banco porque caracterizamdinheiro disponível para a empresa. Máquinas, Veículos e Equipamentos são bens de vida longa.
Também agruparemos Passivo, Salário a Pagar, Fornecedores e Impostos a Pagar porque são contas a pagar emcurto prazo. Devemos agrupar contas de natureza semelhante.
O Balanço patrimonial subdividido em Passivo e Patrimônio Líquido e Ativo compreende pela legislação brasileira: 2 contas noAtivo-Circulante e Não Circulante e 3 contas no Passivo e Patrimônio Líquido - Circulante, Não circulante e Patrimônio Líquido.
As contas de resultado são agrupadas em Receita, Custos, Despesas Operacionais,Despesas Não Operacionais, etc.
É comparando a Receita e a Receita e a Despesa do período de acordo com o Princípio de Competência para avaliar se a empresa obteve lucro ou prejuízo.
A Receita sempreaumenta o ativo, embora ela reflete-se no Balanço. Nem todo aumento de Ativo signifique Receita. Ao entrar dinheiro no caixa através de receita a vista essas operações serão chamadas Encaixe. Quando hávenda a prazo há geração de Duplicatas a Receber e não Caixa.
Geralmente traduzida no consumo de bens e/ ou serviços, a Despesa diminui o Ativo – Caixa ou aumenta o Passivo – Dívida. A depreciação...
tracking img