Ciências contábeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

ROTEIRO DE ATIVIDADES-MATRIZ DISCIPLINAR Data da aula: Curso: 26/04/2011 Período Letivo: 2011/1

Ciências Contábeis 1º Gestão do conhecimento Mônica Ferreira Satolani

Semestre: Disciplina:

Professor EAD:

Tema da aula: Criação do Conhecimento Organizacional

Conteúdo abordado: Tanto a administração moderna quanto asdiversas organizações dependem da criação e da gestão do conhecimento individual e organizacional. No passado, a riqueza era perceptível por meio do capital, bens e prédios que uma organização possuía. Nas últimas décadas, a riqueza das organizações está em bens intangíveis, como idéias, marcas, processos e outros valores que na verdade fazem parte do conhecimento. Por exemplo, as duas maioresfortunas do mundo estão nas mãos de um dono de empresa de softwares, Bill Gates, e de um mega investidor da Bolsa de Valores, Warren Buffet. Eles trabalham com produtos intangíveis. O conhecimento é a chave para o sucesso. Esse é o desafio para você, gestor: viver e trabalhar nesse novo mundo onde o conhecimento tem muito valor. Por isso, você deve conhecer mais sobre esse tema. Objetivos específicosde aprendizagem para o tema abordado: Conhecer os conceitos de conhecimento e de gestão do conhecimento. Entender o que é a dialética do conhecimento e como se dá a criação do conhecimento organizacional. Compreender os quatro modos de conversão do conhecimento. Metodologias de ensino: Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e atividades a distância.Atividades presenciais relacionadas à Teleaula: 1 - Em relação à conversão do conhecimento é correto afirmar que: a) Existem cinco modos de conversão do conhecimento, quando considerada a dialética. b) A socialização é a conversão do conhecimento tácito para o tácito. c) A internalização é do conhecimento tácito para o explícito. d) A combinação é articular o conhecimento tácito por meio dodiálogo combinado com outras técnicas. e) A socialização é deixar o conhecimento sempre igual na empresa, ou seja, transformá-lo em objeto social. 2- Ainda sobre a conversão do conhecimento, assinale a alternativa verdadeira. a) Uma organização cria conhecimento apenas convertendo o conhecimento tácito em conhecimento explícito. b) Uma organização cria conhecimento apenas convertendo o conhecimentoexplícito em conhecimento tácito. c) O ciclo de conversão do conhecimento tornou-se conhecido na literatura como modelo SECI, processo SECI ou espiral SECI.

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

d) A conversão do conhecimento é exemplificada por meio da ilustração de uma escada com degraus ou uma pirâmide com níveis, ilustrando que um nível não é alcançado sem osanteriores terem sido alcançados. e) O conhecimento explícito é utilizado no Ocidente, enquanto o conhecimento tácito só é estudado e aplicado no Oriente, especialmente entre os japoneses. 3- (ENADE, 2006). Na maioria dos serviços, o pessoal de atendimento ao cliente necessita de treinamento em habilidades interpessoais. PORQUE Na maioria dos serviços, a produção e a entrega acontecem simultaneamenteentre o pessoal de atendimento e o cliente. Analisando as afirmações acima, conclui-se que: a) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. b) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. c) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. d) A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. e) As duas afirmações são falsas.

4-(ENADE, 2009). Leia o trecho: Os estudos sobre cultura organizacional são enfáticos ao postular que, em qualquer organização, esta estará impregnada de traços da cultura nacional, o que impõe aos gestores o desafio de gerenciar a organização levando em conta os valores organizacionais e nacionais. PORQUE É essencial que o gestor seja capaz de, no esforço de gerenciar a cultura, expurgar os valores...
tracking img