Ciências contábeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O processo ininterrupto e abrangente de qualquer atividade econômica provoca a todo instante mesmo que a organização não esteja fisicamente funcionando (em recesso ou fechada), alterações no seu patrimônio. Há um paradigma até mesmo como conceito, que deve ser quebrado. A rigor, a idéia de que somente os atos praticados pela administração da empresa provocam uma operação eum registro contábil não procede. Conseqüentemente, o patrimônio pode ser alterado por atos praticados por outras pessoas que nada tem a ver com a empresa. Parece paradoxal, mas é verdade. Um banco pode, por estar autorizado pelo administrador da empresa, efetuar um débito ou um crédito na conta da empresa no mesmo dia em que ela estiver, por exemplo, fechada para balanço e que o seu administradornão tenha praticado nenhum ato naquele sentido. Nem lá ele estava. Por questões conceituais deve ser dito que atos administrativos ou contábeis são ações praticadas pelo administrador ou por terceiros por ele autorizados, que provocam de alguma forma alterações no patrimônio da empresa. Quanto aos fatos administrativos ou contábeis deve ser dito que são atitudes tomadas peloadministrador ou por terceiros por ele autorizados, que não provocam alterações no patrimônio. Porém, uma importante ferramenta que a contabilidade dispõe para a constatação sobre a saúde econômica e financeira da empresa é a Análise das Demonstrações Financeiras. A análise contábil e financeira de negócios se reveste na atualidade, da maior importância para o entendimento das organizações no que dizrespeito à abrangência da responsabilidade civil de seus gestores quanto à manutenção de suas continuidades em respeito a toda cadeia de valores na qual possam estar inseridas. Para uma boa gestão é essencial que se conheça os fatos relevantes que ocorrem em uma empresa para se otimizar as tomadas de decisões. Nesse contexto, a análise de balanços avalia as mutações patrimoniais como um todoverificando as suas causas e conseqüências.

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO CONTÁBIL

            A Contabilidade caracteriza-se como o meio mais eficiente de fornecer informações aos gestores sobre a direção do empreendimento, a necessidade da implementação de novas tecnologias que auxiliem o processo produtivo no processo de gestão e na melhoria do controle interno. Para Silva (1995),Contabilidade é uma ciência social, pelo fato de possuir um sistema próprio de princípios imutáveis, normas que a regulamentam, constituindo assim, um complexo de conhecimentos específicos e sistematizados que viabilizam a consecução de seu objetivo. Desse modo, a Ciência Contábil representa um complexo sistema de informações, para as entidades comprometidas com a ética e com a transparência,não se limitando, a informar aspectos econômicos e financeiros, mas também informações de cunho social. O Sistema Contábil encontra-se diretamente vinculado ao modelo e ao processo de Gestão Organizacional, e estes decorrem de algumas diretrizes, tais como: existência de planejamento estratégico e controle interno. Vale ressaltar, que o processo de gestão, configura-se com base nas definições domodelo de gestão da organização, de acordo com a realidade da empresa, garantindo que as decisões tomadas pelos administradores, alcancem a missão da entidade e assegure sua continuidade. Portanto:

O processo de gestão deve ser estruturado com base na lógica do processo decisório (identificação, avaliação e escolhas de alternativas), contemplando analiticamente as fases doplanejamento, execução e controle das atividades da empresa, ser suportado por sistemas de informações que subsidiem as decisões que ocorram em cada uma dessas fases.
(CATELLI, 1999, p.58).

As empresas, o mercado, o governo e a sociedade são agentes que definem a evolução e o amadurecimento das demonstrações contábeis, não impondo parâmetros e permitindo uma adaptação...
tracking img