Ciências contábeis - investimento

Páginas: 5 (1122 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
INVESTIMENTOS

Classificação no Balanço:

-ATIVO
Circulante
Não Circulante
Realizável a Longo Prazo
INVESTIMENTOS
Imobilizado
Intangível.

Classificam “Em Investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem àmanutenção da atividade da companhia ou da empresa” (art. 179 da Lei n. 6.404/76, item III).

direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante: deve-se considerar também investimentos não classificáveis no Ativo Realizável a Longo Prazo.

Cabe entender que os demais investimentos também dever ter a características de permanente, isto é, não sedestinam à venda ou não fazem parte de operações descontinuadas.

No Subgrupo INVESTIMENTO , deverão estar classificados dois tipos de ativos:
a) as participações permanentes em outras sociedades
b) outros investimentos permanentes.
b.1) propriedade para Investimento

a) PARTICIPAÇÃO PERMANENTES EM OUTRAS SOCIEDADES:Essas participações são os tradicionais investimentos em outras sociedades, normalmente na forma de participações no seu capital social por meio de ações ou de quotas (títulos patrimoniais, mantidos por uma empresa, por sua natureza, constituam - se ativo financeiro) e que não sejam de forma temporária ou especulativa.

a.1) O normal é que asaplicações de capital em outras sociedades sejam de natureza voluntária, representando uma espécie de extensão da atividade econômica da empresa pela participação em uma coligada ou controlada, ou seja, há uma ampliação voluntária da atividade econômica, que é realizada por meio da constituição ou aquisição de outra empresa, em vez de efetuar a ampliação na própria investidora, tendo dessa forma valorsignificativo, pois deles se espera uma rentabilidade futura e outros benefícios operacionais.

Ex: a) Coligada ou Controlada que tenha por atividade a produção de matérias-primas, que são fornecidas à investidora, ou vice-versa.

b) Participação em Coligadas ou Controladas (inclusive controladas em conjunto) atuantes em outras atividades econômicas, visando a diversificação dasatividades do grupo.

OBS: “Muitas vezes a participação em outra sociedade tem a característica de ser feita para produzir benefícios indiretos.”(pág.152)
“Tratam-se de Investimentos que podem, por deliberação da entidade, deixar de ter a característica de permanência e passarem a se instrumentos financeiros a serem negociados no mercado.”(pág. 152)

Ex: Uma Industria participa em umbanco com o objetivo de auferir melhores condições de relacionamento com essa instituição, ou de seu fornecedor com esse mesmo objetivo.

Critérios de Avaliação:
a) Avaliação por equivalência patrimonial
b) Avaliadas por valor justo
c) Avaliadas pelo custo.

b) PROPRIEDADE PARA INVESTIMENTOS:

Terrenos ou outros imóveis que sejammantidos com o fim de:
a. produção de aluguel ou arrendamento operacional
b. especulação tendo em vista uma futura venda a terceiros, ou ambos os objetivos.

Conforme CPC 28-Propriedade para Investimentos, uma “propriedade para investimentos é:

A propriedade (terreno ou edifício – ou parte de um edifício – ou ambos) mantida (pelo dono ou peloarrendatário em um arrendamento financeiro) para a obtenção de renda ou para a valorização do capital ou para ambas, e não para:
a) uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para a finalidade administrativas.
b) venda no curso ordinário do negócio.”

Critério de Avaliação:
a) Avaliadas por valor justo
b) Avaliadas pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps Analise de Investimento 5 semestre
  • Ciências Contabeis
  • Ciencias contabeis
  • CIENCIAS CONTABEIS
  • ciências contabeis
  • CIENCIAS CONTABEIS
  • Ciencias contabeis
  • Ciencia contabeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!