chuveiro automatizado

Páginas: 14 (3471 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Índice

1 Introdução 2
2 Aplicações 3
2.1 Chuveiro com temporizador 3
2.2 Reaproveitamento de Água usada no banho 4
3 Componentes: 4
3.1 TRIAC e SCR 4
3.2 Sensores e Fotocélula 5
3.3 Display 6
3.4 Display de sete segmentos 6
3.5 Display de sete segmentos com led 7
3.6 Display de cristal liquido 9
3.7 Microcontrolador 10
3.8 Unidade central de processamento 11
3.9PIC16f84 12
4 Conclusão 13
5 Referencia Bibliográfica: 14
















1 – INTRODUÇÃO
Inúmeras são as previsões sobre futura escassez de água. Todos os dias exploramos seus recursos de forma negligente, desconsiderando sua esgotabilidade. Sempre acostumados a ter acesso gratuito e a qualquer hora a essa dádiva celeste, não avaliamos com o devido cuidado desastre que seriapara a espécie humana o desaparecimento dessa riqueza. A água é um dos recursos naturais fundamentais para a existência da vida humana e diversas atividades dependem dela. Apesar do ciclo natural da água promover a sua própria recuperação. A falta desse recurso pode trazer como efeito a seca, com suas inúmeras consequências. Primeiramente a seca das terras e rios e então a seca social, acometendomilhares de famílias as mais diversas mazelas.
Em um planeta conhecido pelo codinome de Planeta Água, apenas 3% são de águas doces. E desse percentual, 13% localiza-se no Brasil. Esta suposta abundância somada as grandes dimensões territoriais de nosso país, desenvolveu nas pessoas que habitam aqui uma consciência de inesgotabilidade, um consumo distante dos princípios da sustentabilidade.
Aaltíssima taxa de desperdício da água no Brasil pode corroborar com estes dados, chegando aos lamentáveis 70%. Ou seja, apenas 30% da água é realmente aproveitada sem nenhuma preocupação com a sua escassez. O problema nasce na concepção desse recurso, nos é ofertado de forma gratuita. Além desse fato acreditamos cegamente na sua capacidade ilimitada de recuperação.
Todos os dias em todos os lugares,pode-se notar casos de desperdício, alguns mais absurdos que outros, indo desde torneiras abertas enquanto escovamos os dentes à lavagem de veículos e ruas. Apesar de cometermos assassinato da natureza, não existe uma preocupação com o impacto que isto pode causar.
Estatísticas recolhidas pela Sabesp – Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo comprovam que quando uma descarga em um banheiro éacionada durante 6 segundos, são consumidos cerca de 10 a 14 litros. Existem bacias sanitárias mais modernas que consomem até 50% menos. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Uma banho de ducha por aproximadamente 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fecharmos o registro, ao nos ensaboarmos, e reduzirmos o tempo para 5 minutos, oconsumo cai para 45 litros. Ou seja com banhos de 15 minutos diários, uma única pessoa consumira em torno de 4 m3 ao longo do mês gerando um ônus de aproximadamente R$ 10,00 (DEZ REAIS) ou mais, caso a taxa total de água tenha ultrapassado os limites.
Este consumo incoerente dos recursos que nos são ofertados promove uma degradação precoce do meio ambiente. Essa destruição, em muitas situaçõesocorre lentamente, passando inúmeras vezes despercebida.
E a partir da observação de todos estes problemas surgiu a ideia deste projeto, que visa solucionar estes problemas. A partir de um consumo consciente de energia elétrica e água aliado ao conforto que todos queremos ao abrirmos o registro para um bom banho surgiu a ideia de um chuveiro elétrico automatizado para controlar através de sensores oconsumo de água e reaproveitando está água para ser usada na bacia sanitária.

2 – APLICAÇÕES

A partir de um consumo consciente de energia elétrica e água aliado ao conforto que todos queremos ao abrirmos o registro para um bom banho surgiu a ideia de um chuveiro elétrico automatizado para controlar através de sensores o consumo de água e reaproveite está água para ser usada na bacia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • chuveiro
  • Chuveiro
  • chuveiro
  • O chuveiro do futuro
  • Estacionamento automatizado
  • chuveiro temporizado
  • Chuveiro automatico
  • Chuveiro elétrico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!