CHUVA ÁCIDA um experimento para introduzir conceitos de equlibrio quimico

1304 palavras 6 páginas
QUÍMICA NOVA NA ESCOLAN° 21, MAIO 2005Chuva ácida, equilíbrio químico e acidez
A seção “Experimentação no ensino de Química” descreve experimentos cuja implementação e interpretação contribuem para a construção de conceitos científicos por parte dos alunos. Os materiais e reagentes usados são facilmente encontráveis, permitindo a realização dos experimentos em qualquer escola. Neste número a seção apresenta dois artigos.
Recebido em 21/07/03, aceito em 21/12/04
Achuva ácida já vem sendo bastante abordada e tem sido usada para introduzir os conceitos de acidez e basicidade no Ensino Médio, em uma tentativa de aproximar a Química do cotidiano do aluno. Considerado tema transversal obrigatório pelos PCN (Parâmetros Curriculars Nacionais), o meio ambiente passou a ser utilizado como tema de estudo para o ensino de várias disciplinas, principalmente a Química. Os conteúdos relacionados com o assunto são de grande interesse e permitem ao aluno conhecer e entender as transformações que ocorrem em seu meio, desenvolvendo o senso crítico da necessidade da conservação e preservação do meio ambiente.
A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição da atmosfera. Ela pode acarretar muitos problemas para as plantas, animais, solo, água, construções e, também, às pessoas. A chuva ácida reage com metais e carbonatos, atacando muitos materiais usados na construção civil, como mármore e calcários. Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) presentes na atmos-
Daltamir J. Maia, Wilson A. Gazotti, Maria C. Canela e Aline E. Siqueira
O experimento apresentado neste artigo consiste na obtenção do equilíbrio 2NO NO e na reação de um dos gases com água para produção de chuva ácida. Através desta aula prática simples o aluno pode aprender conceitos qualitativos sobre equilíbrio químico e sobre acidez e basicidade. O aluno pode conhecer também como se forma um dos componentes da chuva ácida e como ela atua na deterioração de monumentos de mármore.
equilíbrio

Relacionados

  • Faculdade
    66428 palavras | 266 páginas
  • Manual De Engenharia Painel Fotovoltaico
    151278 palavras | 606 páginas
  • Termodinamica
    100301 palavras | 402 páginas