Chuva acida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
a acida
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

[pic]

CHUVA ÁCIDA

Professor Wanderlei O. Gonsalez

Jéssica Fofonka
Deise Cancherini
Fernando Quadros
Grazélia Teixeira

Canoas, junho de 2011.

CHUVA ÁCIDA

DEFINIÇÃO

A precipitação com características ácidas provocadas pela reação de poluentes com o vapor d’água e outroscomponentes da atmosfera, que pode destruir florestas, acabar com os nutrientes dos solos, matar a vida aquática e prejudicar a saúde do homem, é denominada Chuva Ácida.

HISTÓRICO

O termo chuva ácida foi usado pela primeira vez em 1872 por Robert Angus Smith, químico e climatologista inglês que identificou a correlação entre a acidez da chuva e a poluição atmosférica. Ele usou aexpressão para descrever a precipitação ácida que ocorreu em 1852 sobre a cidade de Manchester um importante centro durante a Revolução Industrial. Ele observou que essa chuva ácida podia levar à destruição da natureza.
Apesar da relação entre precipitação ácida e poluição do ar ter sido descoberta em 1852, o seu estudo científico sistemático apenas se iniciou na década de 1970, quando HaroldHarvey, professor de Ecologia na Universidade de Toronto, publicou em 1972 um dos primeiros trabalhos sobre um lago "morto" em resultado da acidificação das suas águas pela deposição ácida, trazendo a questão da chuva ácida para a ribalta da política ambiental.
Ao longo das últimas décadas têm sido reportadas leituras de pH na água de gotas de chuva e em gotículas de nevoeiro, colhidas emregiões industrializadas, com valores inferiores a 2,4 (a mesma acidez do vinagre).
Inicialmente o fenômeno atingira polos industriais do primeiro mundo, porém hoje ele é mais grave em países que se industrializaram recentemente, como Taiwan e Cingapura, que ainda possuem regras frouxas de proteção ambiental.
Apesar de sua origem ser relacionada à emissão de poluentes das indústrias,nem sempre a tempestade cai no mesmo lugar em que estes poluentes foram liberados, porque as correntes de vento podem transportar os gases tóxicos por mais de dois mil quilômetros.

FORMAÇÃO

   A água da chuva não é totalmente pura, pois sempre carrega componentes da atmosfera, o próprio CO2 ao se dissolver na água a torna um pouco ácida, com um pH aproximadamente igual a 5,6. A reação daágua com o gás carbônico é:
[pic]
        O ácido formado (ácido carbônico), é um ácido muito fraco, o que não compete à água uma diminuição brusca do pH. Porém as emissões atmosféricas de indústrias e automóveis à diesel, geradas pela queima de combustíveis fósseis, mais precisamente óxidos de enxofre (S) e de nitrogênio (N), quando em contato com o hidrogênio (H) da água que se encontra no ar emforma de vapores e o oxigênio(O2), formam compostos (H2SO4-ácido sulfúrico e HNO3-ácido nitrico) altamente corrosivos que logo em seguida se precipita em forma de chuvas, neblinas ou nevoas, acarretando em sérios problemas de cunho ambiental como, o declínio florestal . Quando o hidrogênio - que é o elemento que caracteriza a acidez, encontrado na chuva ácida se encontra com o alumínio (Al) dosolo, libera este elemento para as camadas mais superficiais intoxicando os vegetais e os levando à morte, além de corroer toda sua estrutura física) e também problemas de corrosão em monumentos histórico-culturais, como, o Coliseu na Itália, a Estátua da liberdade no EUA e muitos outros monumentos mundo a fora. Além de ser fatal para todas as formas de vida.

A reação da chuva ácida é a seguinte:S+O2 ↔ SO2 (dióxido de enxofre)
SO2+meio O2↔SO3 (trióxido de enxofre)
SO3+H2O↔H2SO4 (ácido sulfúrico)

N2+O2-> 2NO
NO2+1/2 O2 ↔NO3 (trióxido de nitrogênio)
NO3+H2O ↔HNO3 (ácido nitrico).

CONSEQUÊNCIAS

Estudos demonstraram que a precipitação ácida tem impactos adversos sobre as florestas, as massas de água doce e os solos. Também demonstraram efeitos negativos sobre a...
tracking img